A panela de pressão é de grande auxílio e economia no ato de cozinhar. Mas pode ser uma bomba! Muito cuidado, você pode explodir sua cozinha, abrir um rombo no teto e ir parar no hospital se abrir a panela antes que a pressão tenha acabado.
Regrinhas básica de uso:
1. Nunca coloque água acima do nível de ¾ na panela, considerando o que vai cozinhar já dentro da panela.
2. Conte o tempo de cozimento da receita depois que a panela começar a apitar.
3. Se a panela não apitar, ou apitar baixo, é porque a pressão não está funcionando. Considere que a panela é uma atriz escandalosa e que quando está em cena todo mundo tem que saber que está atuando.
4. Assim que terminar o tempo de cozimento (ou se está em dúvida e quer dar uma checada se cozinhou) leve a panela sob um jato de água fria, de preferência dentro da pia. Quando parar totalmente de apitar e sair fumaça, a tampa se abrirá sozinha (desde que você tire a trava, lógico).
5. Querendo economizar tempo e água (olha a sustentabilidade do planeta e o seu bolso), coloque e prenda uma colher para levantar a tampa até que a panela pare de chiar (veja a foto acima).
6. Verifique o tempo de cozimento indicado na receita, não seja levado pela ansiedade de dar uma espiadinha antes da hora. Se o que quer cozinhar ainda não estiver no ponto, o processo precisará ser reiniciado e você perderá o tempo que a panela levou para iniciar o cozimento sob pressão…Fazer o quê?
Quer esta dica impressa? Clique aqui.