Glossário

Página

Aferventar: Significa colocar ao fogo em uma panela com água até ferver.

Banho maria para legumes ( ou outros, tipo peixe): Quando quiser cozinhar ligeiramente algum legume conservando a vivacidade da cor e do sabor, coloque-o já picado em uma peneira de metal sobre uma panela com água a ferver. par outros cozimentos, coloque a peça dentro de uma peneira côncava de metal, com furinhos.

Banho maria para pudins: Coloque a massa do pudim já pronta para cozer dentro de uma forma redonda de furo no meio. Não pode ultrapassar 1 cm. antes da borda. Escolha uma assadeira de tamanho maior – que sobre pelo menos 4 cm de cada lado da forma redonda. Coloque a forma dentro da assadeira, de preferência das mais fundas, complete com água quente até 1 cm. antes da borda. Leve ao forno pré aquecido a 200 graus. Vigie para a água não secar. O cozimento deve levar de 30 a 45 minutos. Teste se o pudim está cozido com um palito. Se sair limpo está pronto.

Cebola batidinha: Depois de cortada em fatias, bata com a faca repetidamente sobre uma tábua até ficar bem miudinha

Cheiro verde: Salsinha e cebolinha verde. Pode colocar também outros temperos verdes frescos, como manjericão e hortelã, dependendo da receita.

Cocção: Processo de cozinhar.

Macerar: Amassar com um batedor ou socador de modo a desmanchar a parte sólida ( fruta, por exemplo) na parte líquida ( calda, por exemplo).

Pincelar: passar com um pincel algum ingrediente no que estiver preparando. Se não tiver um pincel disponível, passe com as costas de uma colherzinha.

Polvilhar: Pegar um quantidade de farinha ou açúcar com os dedos e jogar sobre uma superfície ou algo que estiver preparando.

Reduzir: Ao fogo, deixar a água evaporar até obter uma consistência mais espessa.

Salpicar: Pegue uma pequena quantidade do tempero com a ponta dos dedos e espalhe levemente sobre o alimento.

Saltear: Ato de passar legumes na frigideira rapidamente, sem deixar que fritem. Coloque um pouco e óleo ou azeite em uma frigideira que tenha cabo. Assim que esquentar, deposite o legume cortado (se for batata, já cozida ao dente) já temperado. Acima da chama, faça com a frigideira movimentos circulares, de trás para a frente e de cima para baixo, de modo que os legumes “saltem “do fundo da frigideira. Repita o procedimento até que os legumes fiquem no ponto desejado ( provavelmente, corados).

Selar: Dourar a carne em uma panela ou grelha bem aquecida para selar (fechar) a superfície. Isso faz com que a carne não perca seus sucos naturais, evitando o ressecamento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s