Jantar russo

Standard

A culinária da parte ocidental da Rússia – como em San Petersburgo e Moscou – tem origem eslava e se assemelha à dos países do Leste Europeu. Uma refeição típica sempre começa com uma sopa quente e depois há opção de peixes, de aves diversas, como pato e codornas, de carne de coelho, porco ou vaca e também de caça. Os ingredientes mais comuns dos acompanhamentos são batata, repolho e variedades de abóboras e o tempero sempre capricha na páprica picante.

 

Sopa Borscht

Proveniente da Ucrânia, esta sopa nutritiva e pouco calórica tornou-se um dos pratos típicos mais conhecidos da Rússia. É servida quente no inverno e fria no verão, neste caso, batida.

Ingredientes (4 pessoas): 2 beterrabas, 1 cenoura, 1 batata, 2 xícaras de repolho fatiado, 200 gr. de lagarto (ou outra carne).

Modo de fazer: Pré-cozinhe a beterraba e guarde a água do cozimento. Pique os legumes em cubinhos. Em uma panela aquecida, frite a carne em cubinhos no óleo quente (o mínimo possível) até ficar marrom. Despeje um pouco da água fervente e mexa para dissolver a borra e fazer um caldo. Junte o caldo da beterraba, acrescente a cenoura, a batata e a beterraba e depois o repolho. Tempere com sal, pimenta do reino e páprica. Sirva com fatias de pão e creme azedo (coalhada).

 

Filé à hussarda

 Os hussardos, destemidos oficiais de cavalaria ligeira, ficaram famosos nas conquistas russas entre os séculos XVI e XVIII, tornando-se figuras icônicas nas artes de guerra e na literatura. Talvez o molho leve este nome por ser feito com ingredientes simples e, como rende muito, é ideal para se alimentar um batalhão. Na Rússia é feito tradicionalmente com carne de caça.

Ingredientes (4 pessoas): 1 kg de filé, 3 cebolas, miolo de 1 pãozinho, farelo de pão, leite, 1 gema.

Modo de fazer: Tempere a peça de filé com sal e páprica picante e deixe por meia hora. Dissolva o miolo de pão no leite. Em uma frigideira aquecida, sele o filé na banha (ou óleo e manteiga) como para rosbife ( deixe cru por dentro). Retire e reserve. Dissolva a borra da carne em 3 xícaras de água fervente para formar um caldo. Reserve. Doure a cebola fatiada, junte o miolo de pão (coloque 1 folha de louro) e vá acrescentando o caldo aos poucos, no fogo baixo, até formar um creme. Retire do fogo, junte a gema, tempere com sal, páprica e pimenta. Volte para o fogo e cozinhe por 5 minutos. Dica: bata o creme com o mixer. Corte o filé em fatias de 1 cm. Forre uma forma refratária como o creme e recomponha a peça de filé, passando o creme entre as fatias. Cubra com o restante do creme e salpique o farelo de pão. Antes de servir, leve ao forno quente, o suficiente para esquentar a carne e dourar a crosta de pão.

 

Pavlova

Anna Pavlova foi a bailarina mais famosa da Companhia de Balé Bolshoi, fundada em Moscou em 1776, onde tem um teatro maravilhoso. Foi ela quem provavelmente trouxe a receita da sobremesa para a Rússia, depois de uma turnê, em 1929, à Austrália, país que disputa a sua criação com a Nova Zelândia. Há versões de que foi recriada por diferentes chefs, em homenagem à bailarina. Hoje a sobremesa é conhecida em todo o mundo e há muitas variações.

A receita mais tradicional é feita com um merengue em forma de bolo levado ao forno para assar, coberto com chantilly e couli de frutas vermelhas. O merengue é feito batendo-se claras de ovos com um tiquinho de sal até endurecer (bata na batedeira em velocidade alta). Continuando a bater em velocidade média, acrescente açúcar refinado até voltar a endurecer. Junte um pouquinho de vinagre branco e outro tantinho de maisena e gotas de baunilha. Forre a forma com papel manteiga e coloque a massa formando rodelas do tamanho desejado. Asse em forno pré-aquecido, a 150 graus, até começar a ficar rosada por cima ( cerca de 45 min.). Depois de fria – deve ficar crocante por fora e macia por dentro – cubra com chantilly (ou creme inglês) e decore com o couli de frutas ou frutas naturais com uma nuvem de açúcar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s