Molhos e temperos

Página

Molhos fornecem, a cada dia, um sabor diferente aos pratos do seu cardápio habitual, tornando a sua alimentação do dia-a-dia muito mais rica e saborosa.

Um molho para acompanhar uma carne grelhada, feito a partir do suco da própria carne  faz toda a diferença no paladar do prato. Molhos que podem ser feitos com antecedência e guardados na geladeira tornam a sua salada diária muito mais gostosa. Saber fazer um suculento molho de tomate e um perfeito molho branco são coisas importantes  para quem quer cozinhar, pois tanto servem para acompanhar uma simples massa quanto são a base fundamental para muito pratos.

Caldos à base de legumes e carnes ( boi, frango e peixe, entre outros) são a base para sopas, molhos e pratos como risotos.

Temperos são fundamentais para qualquer comida bem feita e variam muito de uma cultura para outra. Ao final desse capítulo, fornecemos uma lista básica dos temperos usados nas culinárias mais famosas do mundo. Para nós, tempero é tão importante que escolhemos o Sal com Alho, base da comida brasileira, para nomear este blog.

O famoso sal com alho

I – Molhos

II  – Caldos básicos

III – Temperos essenciais

I – Molhos

Molhos básicos

Molho de tomates caseiro

Molho Salermitana ( tomates com beringela)

Molho branco ou bechamel

Molho branco com limão siciliano

Molho de camarão 

Molho de mostarda

Molhos para carnes

Molho bolognesa

Molhos para saladas

Molho agridoce para aperitivos

 

Molhos para carnes e frango

Como os molhos para carne de boi ou frango são feitos a partir do suco da própria carne (com a borra que fica no fundo da panela), as receitas abaixo são as das carnes.

Molhos para frango

Molho de ervas para peito de frango 

Molho de cogumelos para peito de frango 

Molho de laranja para peito de frango 

Molho gorgonzola para peito de frango

 

Molhos para carne de boi

Molho de cogumelos para filé mignon 

Molho de frutas vermelhas para filé mignon

Molho de jaboticaba para filé mignon

Molho de mostarda para  filé mignon

Molho vinagrete para lagarto frio 

 

II – Caldos básicos

Caldo de carne com legumes ( tire a carne para caldo de legumes)

Caldo de cogumelos

III – Temperos essenciais

Em nossas viagens, provamos da culinária de culturas muito diferentes da brasileira e da europeia (nossa matriz cultural) , como, por exemplo, a peruana, a caribenha, a africana, a árabe e a tailandesa. Quando reproduzimos aqui na nossa cozinha, em Minas Gerais, os pratos que mais gostamos, temos que fazer uma adaptação das receitas de outros países, não só porque nem sempre conseguimos obter os temperos aqui no Brasil como também porque adaptamos as receitas ao nosso paladar, ou seja, menos temperadas.

Nas aulas de culinária no Espaço gourmet do Sal & alho, os alunos e alunas sempre querem saber quais temperos usamos. Assim, aqui vai uma lista dos principais temperos de nossa cozinha, por países ou regiões:

Brasil :

Sal com alho. Ervas frescas: salsinha, cebolinha, manjericão, coentro, hortelã, alecrim, sálvia. Ervas secas: folhas de louro, estragão, erva-doce. Pimentas: malagueta, biquinho, dedo-de-moça, do reino preta, do reino branca, rosa, zimbro, calabresa. Temperos em pó ou ralados na hora: cominho, tomilho, coentro, páprica, cúrcuma, nós moscada. Gergelim preto e branco, cravo e canela. Molhos: inglês, shoyo, barbecue.

Além desses, ainda usamos temperos específicos de algumas regiões do mundo, no caso, importados. Os mais comuns são:

Europa: herbes de provence, mostarda Dijon (França). Flor de sal. Olio de tartufo bianco (Itália).  Açafrão e páprica (Espanha).

Estados Unidos: molho barbecue, vinagretes (framboesa, entre outros).

Peru: aji rojo, ají amarillo. Cúrcuma. Sal de Maras.

Países árabes: pimenta síria, zattar.

Índia e Marrocos: Ras el hanout rouge, curry, açafrão, cardamomo.

Sudeste asiático: lemongras, galanga, pimenta tailandesa, molho de ostras, molho de peixe, molho para yakissoba.