Jantar vietnamita

Standard

A influência marcante da gastronomia francesa, herança da colonização que se estendeu de 1887 a 1954, se agregou à base milenar da comida khmer, de origem indiana, para nos oferecer uma gastronomia reconhecida mundialmente pela qualidade. O território do Vietnã é entrecortado por ampla bacia hidrográfica que durante todo o ano fornece fartura de peixes. No delta do Rio Mekong, ao sul, produz-se arroz em grande quantidade e de alta qualidade. Das pequenas propriedades familiares, situadas nas férteis terras às margens dos rios, vem uma rica variedade de produtos agrícolas e pequenos animais de abate. A extensa costa à leste (3.444 km), volta-se para o Mar da China Meridional, farto em peixes e mariscos. Na culinária vietnamita, os temperos são predominantemente frescos, como as pimentas kampot e chili in natura, as ervas aromáticas como o capim limão, o coentro e a hortelã e os diversos tipos de gengibre. Como nas outras culinárias asiáticas, tempera-se com alhos, cebolas e molhos de tamarindo, de soja, de ostra e de peixe. Semelhante à culinária tailandesa, são de largo uso a banana e outros derivados da bananeira, o leite de coco e limões diversos. O frescor e o colorido dos alimentos conferem aos pratos aroma, sabor e beleza inigualáveis.

 

Rolinho primavera

Aprendi esta receita à bordo do barco da Paradise, na deslumbrante Baia de Halong, situada no Mar da China Meridional e considerada uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Ingredientes: 250 gr. de frango desfiado; cenoura ralada; cebola branca e roxa, cebolinha verde, cogumelo-de-paris e funghi sechi re-hidratado picadinhos; 2 ovos, 30 gr. de macarrão de arroz tipo vermicelli; 8 folhas de pasta de arroz.

Modo de fazer: 1)Recheio: reserve a água do cozimento do funghi, deixe ferver, tempere com sal, cozinhe o vermicelli por 2 minutos, escorra e reserve. Leve ao fogo uma panela tipo wok com o frango já pronto, doure as cebolas, junte os cogumelos, cenoura, cebolinha verde e o vermicelli. Misture um pouco de sal e açúcar aos ovos e espume-os com um fuê. Junte aos outros ingredientes na wok e misture bem. Assim que o ovo branquear, desligue. Deixe esfriar. 2)Rolinhos: separe as folhas de arroz. Em uma bacia, que caiba a folha sem dobrar, ponha 1 cm de água fria. Coloque apenas uma folha por vez dentro d’água, virando de um lado e outro por segundos, deixando-a maleável. Retire, escorra o excesso d’água e deite-a em uma superfície lisa e seca. Coloque 2 col. sopa de recheio dentro e enrole. Repita a operação até ter os 8 rolinhos prontos. 3)Fritura: aqueça óleo em uma panela funda de modo ao nível do óleo ficar igual à metade da altura do rolinho. Deixe esquentar e frite os rolinhos aos poucos, virando-os até dourarem por igual. Retire e deixe secar sobre papel absorvente. Coloque-os em um recipiente com tampa. Sirva quente, como aperitivo ou acompanhado de salada.

 

 

Peixe ao coco e maracujá

Dos muitos pratos com peixe que saboreei no Vietnã, esta receita, que comi em um pequeno restaurante típico no centro de Hanoi,  foi a mais apreciada, por seu delicioso aroma, o vibrante colorido e a crocância das sementes tostadas de maracujá.

Ingredientes: 4 postas altas de peixe branco, 2 limões tahiti, 1 col. chá de sal, 1 col. sopa de óleo de coco, 1 col. chá de sal com alho, ½ cebola, ½ pimentão vermelho, ½ pimentão amarelo, 200 ml. de leite de coco, 1 maracujá doce, 1 col. sopa de salsa e cebolinha picadinhas e 1 col. sobremesa de coentro picadinho. Tempero do molho: 1 col. chá de pasta de curry verde, 1 col. chá de molho de ostra ou de peixe, pimenta à vontade.

Modo de fazer: 1)Tempere o peixe com 1 limão e sal, deixe por 15 min. Pré-aqueça o forno a 200 graus e asse o peixe em forma untada com óleo de coco. 2)Passe a polpa do maracujá na peneira e guarde o suco. Separe as sementes e torre-as. 3)Corte os legumes em quadrinhos. Frite-os no óleo de coco com o tempero. Acrescente o leite de coco, o suco do maracujá e de 1 limão. Prove e retifique a seu gosto. Deixe o molho ficar cremoso ou engrosse-o com amido de milho. Por último, na hora de servir, junte ao molho a salsa, o coentro e as sementes torradas. 4)Disponha as postas do peixe assado no prato e regue com o molho. Sugiro server com arroz branco.

Dica – faça seu molho de curry verde:  bata no liquidificador 1 col. de café de cada um destes ingredientes: sal, açúcar, pimenta do reino branca em pó, cominho em pó, semente de coentro em pó, cúrcuma em pó, gengibre em pó ou ralado, raspa da casca de limão, molho de peixe. Acrescente: 1 pimenta verde picadinha (com cerca de 8 cm de comprimento), 1 a 2 dentes de alho, 1 col. sobremesa de cebolinha verde e de capim limão picados, 1 col. sobremesa de óleo de coco, 2 col. sopa de leite de coco. Junte água suficiente para conseguir obter uma pasta. Guarde na geladeira como uma conserva ( receita adaptada para brasileiros).

 

Banana com crosta de coco

Esta receita é muito popular nas feiras de rua de todo o Vietnã.

Ingredientes: bananinhas ouro maduras cortadas ao meio, ovo, óleo de coco, farinha grossa de coco ralado seco.

Modo de fazer: passe as bananas rapidamente no ovo batido, depois no açúcar mascavo e, em seguida, na farinha de coco. Frite-as no óleo de coco medianamente quente até corarem. Sugiro servir com sorvete de coco.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s