Bolo Quádruplo de Chocolate

Standard

Já que sábado é o dia oficial de sair da dieta, se jogue de cabeça. Eu tenho a seguinte teoria: se for para sair da linha, é bom que valha a pena. Pois este bolo vale.

Na nossa cozinha, não existe receita exata nem sagrada. A gente sempre pega uma coisinha aqui, outra ali, adapta, reinventa e faz do nosso jeitinho. Pois essa eu peguei da Nigella, quem mais entende de gordices. (receita original em inglês aqui). Segue a minha versão traduzida.

Bolo Quádruplo de Chocolate

Sal com Alho

O nome já indica que a dose de chocolate é quádrupla: chocolate em pó, gotas de chocolate (como para cookies), calda de chocolate e lascas de chocolate. Preparados?

Antes de tudo retire a manteiga, o ovo e o creme de leite da geladeira. Depois, ligue o forno à 170ºC e posicione a grelha no meio. Prepare uma forma de bolo inglês (26cm x 10cm 6x cm) forrando com o papel manteiga. Dica: posicione a forma sobre o papel e certifique-se que, de cada lado, sobrem bordas que sejam maiores do que a profundidade da forma. Corte o papel paralelamente ao rolo e depois, uma diagonal em cada ponta, até alcançar a forma. Coloque o centro do papel no centro da forma e ajeite as bordas na lateral, como se estivesse embrulhando um presente.

Separe também uma batedeira e uma espátula de silicone.

Dose os ingredientes com cuidado: 200gr de farinha de trigo (ou duas xícaras bem cheias), 280gr de açúcar refinado (ou duas xícaras cheias), 50gr de chocolate em pó (verifique na embalagem a relação de dose x peso, o que eu uso equivale a 5 colheres de sopa), 175gr de manteiga sem sal (use a manteiga em barra, assim você poderá conferir o peso na embalagem), 2 ovos grandes, 1 colher de sopa de extrato de baunilha, 80ml de creme de leite (uma xícara de café bem cheia), 125ml (pouco mais de meio copo) de água fervendo, 1 colher de chá de fermento em pó instantâneo, 175gr de gotas de chocolate. Normalmente essas gotas são difíceis de se encontrar em supermercados comuns. Se preferir, compre uma barra de chocolate culinário e corte em pedaços pequenos utilizando uma tábua para cortar e repique com uma faca bem grande.

Para a calda: uma colher de sopa de chocolate em pó, 125ml de água (pouco mais de meio copo), 100gr de açúcar  refinado (uma xícara cheia) e 25 gr de chocolate meio-amargo.

Coloque na batedeira os seguintes ingredientes: farinha de trigo, açúcar, chocolate em pó, manteiga, ovos, extrato de baunilha e creme de leite. Bata até obter uma mistura macia e cremosa. Desligue a batedeira, ajeite as bordas com uma espátula de borracha e mexa um pouco, certificando-se de que a mistura está homogênea também no fundo. Ligue a batedeira de novo e vá adicionando a água fervente aos poucos, com muito cuidado para não espirrar. Olha lá, se as espátulas da máquina não estiverem totalmente imersas na mistura quando você ligá-la, depois vai ter que tirar chocolate até do teto.

Desligue, adicione o fermento e mexa com cuidado. Depois adicione as gotas ou pedaços de chocolate e continue mexendo usando a espátula de silicone. Despeje a mistura na forma e coloque no forno, por aproximadamente uma hora. Você saberá que está pronto quando fizer uma rachadura no meio e, ao inserir um palito de dente ele sairá limpo. Como é um bolo bem molhado e suculento, não se assuste se o palito sair molhado de chocolate.

Um pouco antes do bolo ficar pronto, digamos depois de uns 45 minutos, coloque os ingredientes da calda em uma panelinha e deixe ferver por 5 minutos. A calda deve reduzir , ficar bem escura até o açúcar começar a dar borbollha. Desligue.

Retire o bolo do forno, coloque sobre um descanso e em seguida espete aqui e ali com o palito de chocolate. Derrame a calda por cima e deixe que o bolo a absorva devagar. Huummmm. Resista à lamber a calda antes da hora.

Espere que esfrie antes de tirar da forma. Retire com cuidado, removendo o papel manteiga. Se começar a despedaçar, não se desespere, com certeza estará bem molhadinho e saboroso. Pegue a barra de chocolate que sobrou, segure sobre o bolo e tire lascas com a ajuda de um ralador grosso.

Se desejar, transfira para um prato de porcelana e retorne ao forno por 5 minutos antes de servir. Um bolo quente com sorvete é dos deuses.

Quer esta receita impressa? Clique aqui.

One thought on “Bolo Quádruplo de Chocolate

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s