No último final de semana fomos à cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, para a inauguração do Museu de Sant’Ana. É mais um presente que Minas ganha do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, criado e presidido por sua dinâmica e dedicada filha Ângela Gutierrez. Em 1998, Ouro Preto ganhou o Museu do Oratório; em 2005, Belo Horizonte recebeu o Museu de Artes e Ofícios. Neste último 19 de setembro foi a vez de vermos a antiga Cadeia de Tiradentes transformada no esplêndido museu dedicado às 291 imagens de Sant’Ana, descobertas e trazidas pela colecionadora de vários estados do Brasil e agora doadas por esta extraordinária mulher ao Patrimônio Histórico para constituir este museu.
Vá conhecer os dois outros museus (se ainda não foi) e o novíssimo Museu de Sant’Ana, pois têm obras belíssimas e são muito interessantes.
Porém este é um blog de gastronomia! Aqui compartilhamos os deliciosos pratos e doces da tradicional culinária mineira servidos no almoço de sábado, após nossa visita ao museu.
O conhecido chef Cantídio Lanna preparou para esta ocasião especial – vejam por ordem das fotos:
1- Cuscuz com açafrão, linguiça defumada e feijão roxinho, acompanhado de crespinho de couve;
2- Galinhada (nesta sou craque, passarei a receita em breve);
3 – Lombo de pirarucu (peixe grande encontrado nos rios da Amazônia) com ora-pro-nobis ( folha de uma trepadeira do mato muito comum no interior) e purê de banana da terra ( este estava divino, vou tentar repetir e passarei a receita);
4- Jarré de porco com angu (preparado de fubá com água) e mostarda (trata-se de uma folha de horta um pouco amarga muito apreciada no interior de Minas).
Vejam a maravilha dos doces mineiros – nome nas fotos:
Estes doces merecerão receitas feitas uma a uma: com tempo iremos preparando e publicando. Minha avó, nascida em Ouro Preto, fazia muitíssimo bem todos eles e tive a chance e a sorte de aprender com ela.
Muito bacana a ÂNGELA e especial. SANTA’ANA e Maravilhosa e “MÃE” .agora esta comida esta uma beleza manda receita ,os doces huuuu adorei.
fátima melo
Angela muito obrigado pela referencia foi um aprazer conhece-la se precisar estamos sempre as ordens .
cantidio lanna
Cantídio, nós é que temos a lhe agradecer pela oportunidade. Parabéns, estava tudo lindo e delicioso! Silvania e Patricia Capanema