Strogonoff de frango

Standard

Com o passar dos anos as histórias vão se modificando e viram lendas. A do conde russo Stragonoff que criou a receita original do picadinho de carne com creme de natas e tomates é uma delas. Este prato virou moda no Brasil nos anos 1960 e é tão, mas tão gostoso, que desde então vêm sendo criadas variações com carnes diversas, frango, camarão e até as mais bizarras.

O strogonoff (abrasileiraram!) de frango é um dos pratos prediletos de crianças e adolescentes  e bate ponto nos encontros familiares. Se você adora este prato, mesmo sendo bem crescidinho(a), não precisa mais esperar o dia de comê-lo na casa da avó, ou daquela tia ou amiga que sabe fazê-lo melhor que todo mundo.  A receita melhor agora será a sua! Mas tem que caprichar e seguir o passo-a-passo, não vale  simplificar e avacalhar. Comida meia boca todo mundo faz!

Tem umas regrinhas básicas tipo usar frango com osso para fazer o caldo. Por favor, não substitua por caldo industrial em tabletes. Outra é não usar ket-chup ( este só é aceitável no strogonoff de carne).  Deixe também o espetáculo de flambar para os primos, os outros strogonoffs.  Vamos lá, hora de caprichar!

Strogonoff de frango

A melhor parte do frango para fazer a receita é o peito com osso. Para 2 pessoas, use 1 peito grande. Para o tempero do frango: sal e alho. Para o caldo: ½ cebola ralada, 1 colher de molho de tomate, 1 colher de sobremesa de farinha de trigo torrada. Por último, 1 xícara de café de creme de leite. Ponha na bancada: bacia de temperar comida, panela de sempre, caneco para esquentar água, colher de pau ou espátula.

Primeiro vamos à receita de frango básico refogado. (clique e veja Dica)

Estando o peito de frango pronto, retire da panela e deixe esfriar. Separe com cuidado a carne dos ossos. Volte só com os ossos e as gorduras que ainda sobraram para a panela, acrescentando uma colher de molho de tomate. Despeje mais água e deixe por 15 minutos em fogo baixo. No final, prove o caldo; pode temperar com mais sal e pimenta a gosto; se quiser acrescente ½ colher de café de molho inglês ou de soja – deve ficar bem temperadinho. Retire tudo da panela e coe este caldo numa peneira grossa; retorne com o caldo coado para a mesma panela.

Tente cortar a carne em cubos regulares de 1,5 cm de lado. Tire um pouco do caldo para uma xícara e misture bem com a farinha de trigo torrada. Despeje no caldo e misture até ferver. Coloque o frango cortado na panela e deixe cozinhar mais 10 minutos. Um pouco antes de servir, misture o creme de leite. Assim que começar a ferver, retire do fogo.

Usualmente o strogonoff é servido com arroz branco e batata palha, podendo também variar com batata salteada. Para o prato ficar mais rico, sirva junto com um creme de milho.

 Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimí-lo.

 

 

One thought on “Strogonoff de frango

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s