Almôndegas – italianas ou mineiras?

Standard

Sal com Alho

Almôndegas ao molho

Em restaurante italiano chama polpetta, mas pra mim é almôndega mesmo. Lembro que desde bem pequena adorava estas bolinhas de carne, talvez porque são tão macias que até criancinha ainda sem dente pode comer amassadinha.

Se fizer frita, sem molho, pode servir como croquete, se misturar castanhas picadinhas na massa fica genial.  No entanto,  prefiro mesmo é com um bom molho; acompanhada de fatias de pão fresco vira comida de boteco.

Para começar, tenha o molho de tomates e o caldo de carne prontos. Separe uma panela larga para a fritura, uma escumadeira e papel toalha.

Para duas pessoas: 300 gr. de carne, ½ xícara de chá de cebola picadinha, ½ xícara de café de farinha de rosca ou farinha de trigo, um ovo, temperos. Óleo para fritura.

O melhor corte de carne para o preparo é o patinho, que deve estar bem limpo antes de moer. Tempere a carne moída e crua com sal com alho e cheiro verde – pode ser salsinha e cebolinha, do jeito mineiro ou então hortelã ou manjericão, à italiana. Adicione pimenta a gosto. Para cada xícara de carne, uma colher de café rasa de tempero.

Enquanto a carne fica 15 minutos no tempero, pique a cebola.  Junte à carne a cebola, o ovo inteiro e a farinha. Misture bem.

Ponha óleo na panela, o nível do óleo não deve chegar à metade da altura da panela. Agora vá enrolando bolinhas do tamanho de uma bola de ping-pong e colocando no óleo frio, de modo que fiquem distantes de pelo menos 1 centímetro. Acenda o fogo para fritá-las e deixe que fiquem bem coradinhas. Tire com uma escumadeira sem deixar arrebentar e coloque sobre o papel absorvente.

Preparo do molho: leve ao fogo, em uma panela grande, uma xícara de chá de molho de tomate caseiro e mais meia xícara de caldo de carne consistente. Se quiser, acrescente duas colheres de sopa de vinho tinto. Deixe o molho ficar de boa consistência. Coloque as almôndegas dentro do molho e sirva bem quente.

Quer esta receita impressa? Clique aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s