Confesso que, a princípio, apanhei para aprender a fazer panquecas. Mas insisti e aprendi, pois adoro e é super prática, porque pode ser servida em qualquer tipo de refeição e dá para variar bastante. Você pode colocar vários tipos de recheio e usar sua imaginação variando sempre. Primeiro vamos tentar fazer a panqueca:
Panqueca
Para a massa: Para cada ovo, 1 xícara de chá mal cheia de farinha de trigo e ½ xícara de chá de leite. Uma pitadinha à toa de pó Royal, outra de sal com alho. Dá para 4 panquecas grandes, se finas. Se você tem alergia a glúten, pode substituir por farinha mista de arroz, mandioca e milho; neste caso, acrescente 1 colher de sobremesa de óleo. Coloque os ingredientes no liquidificador nesta ordem: primeiro os líquidos, depois os sólidos. Bata bastante.
Separe uma frigideira antiaderente de tamanho médio, uma concha e uma espátula grande.
Pré-aqueça um fio de óleo na frigideira, virando-a para um lado e outro, de modo a espalhar bem o óleo, formando uma camada bem fina. Agora coloque, com a ajuda de uma concha, a massa batida na panela, formando um camada fina. Observe que a massa deve estar cremosa e macia. Da mesma forma, vire a frigideira ligeiramente para os lados, fora do fogo, de modo que a massa se espalhe por igual. Coloque sobre a trempe e abaixe o fogo. Assim que corar, vire a panqueca, de uma só vez, com a ajuda de uma espátula . Agora fique esperta, pois vai corar do outro lado muito mais rápido, porque a panela esquentou. Assim que estiver corada, retire para um prato raso. Deixe que a frigideira esfrie um pouco e repita a operação. Se é a primeira vez que faz, não desanime, depois que treinar verá que é bem fácil.
Recheios prediletos:
1- Carne moída misturada com molho de tomates.
2- Frango desfiado misturado com um pouquinho de molho de tomates.
3- Frango desfiado misturado com pouco molho branco. Pode acrescentar ervilhas e/ou cenoura em cubinhos já cozida.
4- Frango desfiado com molho branco, sendo que por fora vai uma fatia de presunto e outra de muçarela.
5- Creme de camarões, que você faz fritando os camarões e misturando-os, ainda na panela da fritura, com molho branco.
6- Molho de Berinjela ( a mesma receita da Salada marroquina)
Para rechear:
No formato de panqueca– divida visualmente o círculo da panqueca em quatro partes e coloque o recheio na segunda parte, ou seja, da metade para a borda. Deixe dois dedos antes da borda sem recheio para que não vaze para fora. Enrole e coloque em uma travessa refratária que possa ser levada ao forno na hora de servir. Para a panqueca não ficar seca, na hora de ir ao forno, cubra-a com molho ou um pouquinho de azeite ou manteiga e enfeite com tomate e/ou ervas. Para recheios do tipo 1 e 2.
No formato de crepe– coloque o recheio no meio do círculo, dobre cada quarta parte das bordas para dentro e torne a dobrar ao meio, fechando. Para recheios mais cremosos.
Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimí-lo.