Ovos de Páscoa de colher

Standard

Para esta Páscoa não poderíamos deixar de ensinar como fazer os tão falados “ovos” de colher. Estão na última moda! Para quem for fazer pela primeira vez, não desanime, damos várias dicas!

Minha filha se animou com a ideia e comprou um conjunto de formas. Cada forminha (veja foto) dá para 6 ovos abertos, de 150gr cada. Ela escolheu os sabores de recheio favoritos e fomos juntas para a cozinha prepará-los.

A receita a seguir dá para fazer 12 cascas de ovo – considerando cada casca uma metade de ovo.
– Para as cascas do “ovo”, coloque 400 gr. de chocolate em barra picado em uma travessa refratária e derreta-o em banho-maria. Escolhemos o chocolate tipo “blend”, que já se vende pronto e é uma mistura de chocolate ao leite e meio-amargo.


1a. dica- Para derreter chocolate em banho-maria nunca deixe o chocolate em contato com a água quente. Chocolate odeia água e odeia ser queimado também! Coloque a água para ferver numa panela grande e por cima da água coloque um daqueles silicones com furinhos de cozinhar legumes. Por cima deste, ponha a travessa de vidro refratária com o chocolate dentro. Assim também estará segura e não se queimará. (se não tiver paciência ponha a travessa com o chocolate picado no micro-ondas, por cerca de 1 minuto – cuidado para não deixar queimar).

2a. dica- Misture o chocolate enquanto derrete, para dar brilho

3a. dica – Quando o chocolate estiver derretido, coloque a travessa de vidro quente em cima de uma superfície fria (sua bancada de pia, por exemplo). Este choque térmico impedirá que o “ovo” derreta com facilidade depois de pronto.


– Agora é só seguir as instruções da forminha: ela é composta de duas partes sobrepostas, uma mais rígida e outra mais mole. Coloque o chocolate derretido ainda quente até pouco mais da metade da marquinha indicada (na forma mais rígida) e sobreponha com a outra, apertando o centro da cavidade levemente com um dos dedos, o suficiente para o chocolate subir pelas laterais. Vire o conjunto de forminhas de cabeça pra baixo e gentilmente passe os dedos pelas laterais para que o chocolate preencha o restante da cavidade. Coloque na geladeira nesta posição até ficar completamente endurecido (melhor se for de um dia para o outro).

Ingredientes:

Para o recheio de maracujá: ½ lata de leite condensado, 250 gr de chocolate branco, 2 colheres de sopa de creme de leite, 1 colher de sobremesa de farinha de trigo, 1/2 xícara de café de suco concentrado de maracujá da Maguary e 1 maracujá para a cobertura.

Para o recheio de pistache: ½ lata de leite condensado, 250gr de chocolate branco, 2 colheres de sopa de creme de leite, 1 colher de sobremesa de farinha de trigo, 1/2 xícara de café de farinha de pistache para o creme do recheio e a mesma quantidade de pistache picadinho para a cobertura.

4ª dica – Para a farinha de pistache, coloque os pistaches com casca na água e após algum tempo retire as cascas e seque-os. Despreze as cascas (tanto aquela durinha como a de cor marrom que envolve a semente) e pique em um processador até formar a farinha. Reserve outras inteiras para a decoração.

Prepare à parte, em uma xícara, uma mistura de creme de leite e farinha. Ela será essencial para dar a consistência do recheio. Para cada um deles, misture 2 colheres cheias de creme de leite e 1 rasa de farinha de trigo.

Para cada recheio: derreta o chocolate branco, no mesmo processo do banho-maria. Junte ao chocolate, o leite condensado. Leve ao fogo baixo em uma panelinha, mexendo o tempo todo com uma colher de pau. Quando começar a grudar na colher, junte a mistura de creme de leite com farinha. Acrescente o ingrediente que vai dar o sabor (nesta receita, o concentrado de maracujá ou a farinha de pistache). Continue mexendo até começar a desgrudar da panela. Desligue o fogo. Dica: é o mesmo ponto do tradicional doce de nome “brigadeiro”.

Retire a forma de “ovos” da geladeira. Com cuidado, retire a forma mais mole pelas laterais. Vire de cabeça pra baixo e aperte delicadamente a forma rígida para que o chocolate se solte. Agora é só rechear. Coloque o creme – de maracujá ou de pistache e leve à geladeira para esfriar.

Para decorar, separe os sabores. Para os de maracujá, esquente o miolo de um maracujá com um pouco do concentrado. Depois que esfriar, coloque sobre as metades de ovo recheadas. Para os de pistache, pique-os com a ponta da faca, grosseiramente, e distribua por cima dos mesmos.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

One thought on “Ovos de Páscoa de colher

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s