Lima, a capital do Peru, é hoje considerada um dos melhores destinos gastronômicos do mundo. Esta fama foi construída a partir de 2006, quando um grupo de chefs, tendo Gastón Acurio como o maior incentivador, levou à frente o sonho de tornar a gastronomia peruana uma das mais respeitadas e conhecidas do planeta.
Porém , muito antes dessa nova onda, o Restaurante Rosa Náutica já era um dos mais procurados destinos turísticos da cidade. Funcionando desde 1983, por lá passaram os principais chefs do país deixando sua marca no variado cardápio. Desde 2008, funciona como uma sociedade anônima, tendo sempre um grande chef à frente de sua cozinha. O serviço é impecável e a qualidade da comida vale cada centavo pago.
O Rosa Náutica foi construído debruçado sobre o Oceano Pacífico, em um extenso deck de madeira. O casarão, também em madeira, segue o estilo das antigas construções inglesas de beira-mar e tem uma bela decoração, além da incrível vista para o mar. Um local muito agradável e de visita obrigatória para o turista.
O cardápio oferece muitas opções da culinária internacional, sendo os pescados e frutos do mar as grandes estrelas. Há vários tipos de menu degustação para quem quer conhecer o melhor da gastronomia peruana.
Menu Degustação do Rosa Náutica – outubro de 2016
Entradas
Causa de batata amarela moldada em forma de flor, com tartar de atum vermelho ao molho de ajís defumados, guarnecido com palta
Ceviche clássico de peixe, com cebolas roxas e picadinho de ajís, na marinada de limão e sal do próprio ceviche
Salada de lascas de polvo com ajís e coentro, ao creme de azeitonas pretas, adornado com filetes de mandioca tostados em frigideira
Fundos
Medalhão de filé de boi cozido na frigideira no fogo forte, a la criolla , sobre cama de batatas fritas
Lagostim em molho picante de ajís, sobre tacu tacu de favas secas, guarnecido de cebola roxa, ají amarelo, tomate e coentro
Pesca do dia grelhada sobre finas lascas de batata ao creme de limão, guarnecida de tomatinhos e salada verde
Sobremesas
Tortinha de chocolate com mousse de lúcuma com bitter, guarnecida com morango e calda de chocolate
Manjar de gemas com baunilha e morangos frescos
Mousse de chocolate crocante com coulis de frutas vermelhas
Mini dicionário:
Causa – massa feita com batata cozida e amassada, temperada com sal com alho e limão
Tartar – peixe cortado em cubos pequenos, marinado no limão com sal e temperado à gosto
Ají –tipo de pimenta semelhante à pimenta dedo-de-moça ( pode ser vermelho ou amarelo)
Palta – tipo de abacate pequeno
Ceviche – peixe cortado em cubos e marinado no limão com sal
Fundos– prato principal ou de sustentação
A la criolla – salteado com cebolas e tomates, ao molho da própria carne, vinagre de vinho tinto e balsâmico reduzidos e temperado com molho de soja.
Tacu Tacu: purê de feijão (ou fava) misturado com arroz e temperado com sal, ají, cebolinha e coentro. Pode ser feito como um bolinho achatado e grelhado no azeite.
Lúcuma – fruta da família das sapotáceas
Bitter – bebida alcoólica com sabor de ervas, amarga ou agridoce
Coulis– fruta levada ao fogo com açúcar até o ponto de calda
MENU ORIGINAL