Culinária russa em Moscou

Standard

Um dos meus sonhos de viagem era conhecer a emblemática Praça Vermelha de Moscou. Sempre quando conhecemos um lugar por descrições literárias, fotos ou vídeos e chega o momento de estar lá ao vivo, a experiência não nos causa surpresa alguma ou até ficamos um pouco decepcionados. Porém, em Moscou, logo que caiu a noite e vislumbrei a praça iluminada, tendo de um lado o edifício do Gum todo iluminado, do outro a extensa muralha de tijolos vermelhos e as torres do Kremlin e ao fundo a magnífica Catedral de São Basílio, arrepiei dos pés à cabeça! Deslumbrante! A iluminação dos edifícios e monumentos da cidade é tão bonita que temos que visitá-los durante o dia e voltar à noite.

Há muito o que ver e visitar na praça e no centro histórico. Só o Kremlin, onde fica a sede do governo russo, com suas torres, igrejas e museus já nos toma um dia inteiro a ver maravilhas. Correr as estações de metrô para apreciar seus lindos mosaicos e sentir-se um moscovita é um passeio fascinante, começando pelo anel central e terminando o trajeto perto do rio Moscova e da Catedral do Cristo Salvador.

Moscou está toda em reformas, preparando-se para a Copa do Mundo 2018. Ao lado da Praça Vermelha ( vermelha tem o mesmo significado de bonita) há um imenso canteiro de obras onde constroem um parque de lazer com estruturas arquitetônicas ousadíssimas. Mesmo assim impressiona pela beleza das ruas, com imponentes edifícios de diferentes épocas. Sendo verão, a cidade está toda florida e engalanada em festa para os diversos festivais de rua. Prepare-se para visitar a cidade em 2018!

Agora vamos à culinária russa! Antes da refeição ou a qualquer hora o moscovita toma uma dose de vodka gelada com petiscos, como pãezinhos e torradas acompanhados de salmão defumado, arenque, caviar, cenoura e salsão crus, azeitonas, pepino em conserva e outros itens. Servem como opção de refeição ligeira um pastel assado recheado de carne, frango ou peixe (igualzinho às empanadas argentinas) e também blinis, panquecas e crepes com recheios variados, que podem ser salgados (salmão, queijo, frango) ou doces, recheados com mel ou com geleias de frutas. Muito populares são os shawarma, um enrolado de massa fina tipo wrap recheado com legumes frescos.

O primeiro prato é sempre sopa. A mais gostosa e conhecida é a Borscht ( próximo post). Há também a Solyanka ( sopa picante de peixes, cogumelos e pepino em conserva com creme de leite), a Kharcho (feita com carne de cordeiro) e muitas outras que sempre têm frango ou peixe e legumes e folhas como batata e repolho. Dentre as receitas tradicionais tem o Pelmeni ( tipo um cappelletti recheado com carne ou frango, servido com brodo ou com manteiga de ervas ou com molho de creme de leite).

Como prato principal servem peixes grelhados, como salmão e truta, com os molhos e guarnições tradicionais da culinária francesa. Há diversas opções de ensopados à base de molhos de tomate condimentados tendo como ingrediente principal cordeiro, carne de boi ou de caça.  O famoso Stroganoff ( com a mesmo) é feito com frango ou carne de boi em cubos servido com molho de creme de leite e cogumelos. Veja aqui a receita com frango e com carne. Outra receita tradicional é o Frango à Kiev ( peito de frango desossado recheado com presunto,queijo e molho branco, passado na farinha de rosca com ovo e frito – há outras opções de recheio). Atente para o detalhe que tudo é temperado com muita páprica. Com forte influência judaica e árabe, os kebabs (tipo espetinho) de frango, cordeiro e carne de boi são muito apreciados.

Na área turística há um grande número de restaurantes de comida italiana e japonesa além dos fast-foods americanos.

Além da tradicional vodka, as cervejas são muito populares. O Kvas é considerado a bebida nacional – trata-se de um fermentado de pão com água de baixo teor alcoólico, tomado bem gelado para acompanhar refeições ou como ingrediente para espessar molhos.

Como em boa parte do ano não há frutas frescas por causa do inverno rigoroso, os russos são especialistas em compotas, geleias e balas de goma feitas com diversos tipos de frutas, sobretudo as vermelhas, como morango, framboesa, amora e cereja e muitos tipos de berries.

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s