Bolo de maçã com canela

Standard

Adoro tomar um chá à noite antes de ir dormir nessas noites frias. Para acompanhar, nada melhor que um pedaço de bolo de maçã, pois é leve e esta fruta tem poderes relaxantes. O bolo é bem fácil de fazer e ainda se aproveita as maçãs que passaram a semana inteira no cesto de frutas sem ninguém ligar pra elas. Prefiro as maçãs Gala, pois tem mais suco.

Bolo de maçã com canela

Faça uma compota com 3 a 4 maçãs, dependendo do tamanho. Para fazer a compota, coloque 3 a 4 xícaras de água para ferver com 2 colheres de sopa de açúcar cristal. Descasque as maçãs, pique em lascas finas e ponha imediatamente na calda. Acrescente 3 cravinhos da índia. Quando os pedaços estiverem macios, escorra em uma peneira o caldo que ainda houver e reserve.

Ingredientes da massa do bolo: 1 xícara de chá de farinha de trigo (ou farinha sem glúten*), 1 xícara de chá de açúcar cristal, ½ xícara de chá de óleo, 4 ovos,1 colher de sobremesa de fermento em pó, 1 colher de café de extrato de baunilha e 1 colher de chá rasa de canela em pó.

Vai precisar de liquidificador, batedeira, espátula e um tabuleiro grande ou forma de bolo.Pré aqueça o forno a 250 graus.

Bata ligeiramente a compota de maçãs no liquidificador de modo a ainda deixar pedaços. Tire e reserve. Separe as claras das gemas. Bata no liquidificador as gemas, o açúcar e o óleo. Despeje o creme batido na batedeira e então junte a farinha, a baunilha e a canela. Bata em maior velocidade para obter uma massa homogênea e depois bata em velocidade menor até a massa ficar bem lisa. Agora junte a compota de maçãs batida e misture com a espátula.

Lave as pás da batedeira e bata em separado as claras em neve. Em seguida, junte as claras batidas à massa, bem de leve, usando a espátula. Por último, misture o fermento delicadamente. Escolha uma forma de bolo com furo no meio ou um tabuleiro grande e baixo. Unte fundo e lateral com pouco óleo e despeje a massa por igual. Baixe a temperatura do forno para 200 graus. Asse o bolo por 30 a 40 minutos.

Assim que sentir o aroma do bolo, verifique se já corou. Desligue o forno. Retire o bolo imediatamente e cubra a assadeira com um pano. Depois de frio, se fez o bolo em forma redonda com furo, desenforme. Se fez no tabuleiro, deixe esfriar e depois corte o bolo em quadrados de aproximadamente 5 x 5 cm e passe-os para outro recipiente. Fica muito mais gostoso se passar os pedaço de bolo em uma mistura de açúcar refinado e canela ( porém ingere-se mais açúcar, é claro).

* para quem tem alergia a glúten, o melhor substituto da farinha de trigo para bolos é o mix de farinha da Aminna que leva farinha de arroz e féculas de milho e de mandioca.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimí-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s