Bolo de chocolate sem glúten nem lactose

Standard

Sem dúvida, este é o bolo predileto de 8 entre cada 10 pessoas. E, para os alérgicos a glúten e lactose, que frustação ver nas vitrines das confeitarias as provocantes tortas de chocolate e não poder comer! Mas não fique triste, pelo menos a base do bolo de chocolate posso passar para você. Ainda não consegui um recheio satisfatório que tenha por base o doce de leite ou o leite condensado (e não dá para comprar 5 litros de leite Lacfree e ficar esperando cozinhar lentamente até que vire 1 litro de doce de leite, mas se você estiver afim, faça e me mande um pouquinho de presente!). Porém, há boas opções de recheio, como geleias de frutas, creme de gemas feito com leite sem lactose e amido de milho, brigadeiro feito com leite e chocolate sem lactose, cocada, nutela, pastas de nozes, de amendoim…e deixa a imaginação rolar. Para o dia-a-dia, bom mesmo é o bolo de chocolate simples, para acompanhar chá ou café nos fins de tarde de temperatura mais amena.

Bolo de chocolate

Verifique se tem o que precisa: 3 xícaras de chá de farinha sem glúten*, 1 xícara de chá de chocolate em pó sem lactose**, 1 1/2 xícara de chá de açúcar, ¾ de xícara de chá de óleo, 3 ovos, 1 xícara de chá de leite zero lactose*** ou iogurte LacFree, 1 colher de sobremesa cheia de fermento em pó.

Tire do armário o liquidificador, a batedeira e uma espátula. A forma de assar depende do tipo de bolo que quer fazer: se o tradicional, com um furo no meio, escolha uma forma tamanho 18 ou 20. Se for cortar em quadros, escolha um tabuleiro padrão (24×35 cm) Se quiser recheado, vai precisar dividir a quantidade de massa em 2 ou 3 porções e assar em separado.

Pré aqueça o forno a 250 graus.Separe as claras das gemas dos 3 ovos. Bata no liquidificador: gemas, óleo e leite. Despeje este creme na vasilha maior da batedeira. Acrescente o açúcar, o chocolate e a farinha e misture. Bata em maior velocidade para obter uma massa homogênea e depois bata mais um pouco em velocidade mais baixa para a massa ficar bem lisinha.Na vasilha menor da batedeira, bata as claras em neve. Junte bem de leve as claras à massa e, por último, misture o fermento, de leve, até que se incorpore à toda a massa. Unte a assadeira escolhida com óleo e despeje a massa. Diminua a temperatura do forno para 200 graus e asse o bolo por 30 a 40 minutos. Quando sentir aquele cheirinho bom de chocolate, verifique se o bolo está corado por cima. Então desligue, retire o bolo do forno imediatamente e cubra a assadeira com um pano até que esfrie. Só tire o bolo da forma depois de quase frio.

* o melhor substituto da farinha de trigo para bolos é o mix de farinha da Aminna que leva farinha de arroz e féculas de milho e de mandioca.

** o mais gostoso é o chocolate em pó da Nestlé- aquele dos fradinhos.

***prefiro o leite zero lactose da Piracanjuba.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimí-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s