Bolo de milho

Standard

Em certas regiões de Minas Gerais, este bolo é também conhecido como broa de milho. Para quem não pode ingerir alimentos com glúten e com lactose, segue esta receita que faz um bolo fofo e delicioso. Para quem não tem problema de intolerância a glúten pode substituir a farinha mista por farinha de trigo comum. Quem não tem intolerância a leite, pode escolher se substitui ou não o suco de laranja por leite. Para dar um toque especial, coloque quadrinhos de queijo minas na massa do bolo antes de colocá-lo no forno. Como se diz por aqui, fica um bolo dos deuses!

Bolo de milho

Veja se tem em casa estes ingredientes: 3 xícaras de chá de farinha sem glúten*, 1 xícara de chá de açúcar cristal, ½ xícara de chá de óleo, 3 ovos, 1 lata de milho verde, suco de 2 laranjas, 1 colher de sobremesa de fermento em pó, 1 pitada de sal.

Vai usar: liquidificador, batedeira, espátula e tabuleiro. Pré aqueça o forno a 250 graus.

Inicie o bolo separando as claras das gemas, pois as claras entram batidas só no final, para dar leveza ao bolo. Bata no liquidificador o milho escorrido e as gemas. Junte o açúcar, o suco de laranja, o óleo e o sal. Coloque o creme batido na batedeira e junte a farinha. Bata em maior velocidade para obter uma massa homogênea e depois bata em velocidade menor mais um pouquinho até a massa ficar perfeita.

Lave as pás da batedeira e em outra vasilha bata as claras em neve. Junte imediatamente e movimentos leves as claras à massa, usando a espátula e, por último, misture de leve o fermento em toda a massa. Unte a assadeira com óleo e despeje a massa. Baixe a temperatura do forno para 200 graus. Asse o bolo por 30 minutos, em média. Assim que sentir o cheiro do bolo, veja se já corou. Se quiser, teste com um palito, se sair limpo é porque o bolo está pronto. Então desligue, retire o bolo do forno imediatamente e cubra a assadeira com um pano. Corte em quadrados depois de frio, como mostra a foto. Se quiser, pode polvilhar o bolo com açúcar, como se usa no interior de Minas.

* o melhor substituto da farinha de trigo para bolos é o mix de farinha da Aminna que leva farinha de arroz e féculas de milho e de mandioca.

DSCN0943

One thought on “Bolo de milho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s