Hoje iniciamos a nossa seção de comida especial para quem tem alergia ou intolerância a glúten e/ou lactose e também para os que querem ter uma vida longa e saudável evitando o consumo excessivo de alimentos com estas proteínas. Muitas das vezes, alimentos que contem glúten e lactose são os responsáveis por sintomas de má digestão, dores abdominais, inchaço, ganho de peso e também por alergias respiratórias e dermatológicas. Se a pessoa tem alergia a estas proteínas e não evitá-las, pode prejudicar seriamente o seu sistema imunológico e ficar sujeito a desenvolver doenças graves.
O glúten é encontrado nos alimentos e bebidas com trigo, aveia, cevada e centeio. Leia mais sobre o assunto em http://www.significados.com.br/gluten/
A lactose está presente no leite e seus derivados. Veja informações em http://www.minhavida.com.br/saude/temas/intolerancia-a-lactose.
Tenho que fazer uma confissão para vocês. A vida inteira me dei mal com leite e seus derivados e também com pães, biscoitos, cerveja, ou seja, alimentos e bebidas que contem glúten e lactose. Sempre penei com alergia respiratória e dermatológica. Perto dos cinquenta anos comecei a piorar, sentindo também fortes dores abdominais, inchaço, diarreia e desânimo. Fui fazer exames e descobri que era alérgica a glúten, lactose e mais um punhado de proteínas. No início fiquei arrasada! Como me privaria de pão, de queijo, de chocolate e de pastas, que amo de paixão? Mas eu não estava nada bem e resolvi cortar o mal pela raiz, abolindo tudo o que me fazia mal. Passaram-se quatro anos desde que comecei a restringir glúten e lactose e hoje estou ótima de saúde e comendo muito bem. A prova disto é que…bem, com esta você não contava! Todas as receitas deste blog (com algumas exceções de pães e quitutes) nós preparamos, fotografamos, escrevemos o passo-a-passo e eu comi! Você vai querer voltar nas receitas e conferir se têm farinha de trigo, leite, etc, estes veneninhos (para mim). Pode voltar e conferir, até que têm, mas eu substituí!
A notícia boa para quem quer evitar glúten e lactose é esta – podem fazer todas as receitas do blog fazendo as seguintes substituições:
Manteiga> azeite ou óleo. Quando for fazer massa ( tipo para empada) substitua por banha hidrogenada, para dar liga.
Queijos> existem produtos sem lactose: cottage, queijo minas padrão, muçarela e requeijão. Prefiro os da marca LacFree da Verde Campo.
Leite e creme de leite> existem várias marcas com zero lactose. Prefiro os produtos da Piracanjuba. Existe também leite de soja e creme de leite de soja, mas têm gosto diferente, nem sempre fica bom. Prefiro substituir o creme de leite por um bom molho branco caseiro, feito com azeite e leite zero lactose.
Farinha de trigo > Farinha sem glúten ( mix de farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca). A melhor de todas é da Aminna, que tem toda uma linha de produtos sem glúten. Substitui perfeitamente e as massas ficam mais leves. Para engrossar caldos e molhos, substitua a farinha de trigo pela fécula de batata ( maizena) bastando dissolvê-la com um pouquinho de água antes de levar à panela.
Pastas em geral (spaguetti, tagliatelli, etc) > existem pastas de arroz, as melhores são as italianas, tem também as da marca Schar, alemã.
Nos bolos e quitutes, substitua o leite, ou parte, por suco de laranja ou maçã ( a fruta) ou então use leite zero lactose. Existe chocolate em pó puro cacau, que é aquele da Nestlé com os fradinhos. Há outros produtos também, como chocolate granulado sem lactose da Mr. Oetker. Aos poucos, a indústria nacional vai lançando no mercado novos produtos para nós, alérgicos e intolerantes.
Na verdade, todas as fotos que vocês viram no blog foram de receitas feitas com os ingredientes substitutos. E, devem ter notado, em casa damos preferência a saladas e carnes magras, evitando pastas, sobremesas e quitutes. Assim, nos mantemos bonitas, magras e saudáveis, comendo muito bem!
E muito bom e “chik” ter uma consultora ,pesquisadora inteligente ,para orientar a nos cuidar.adorei , obrigada !
fátima melo
gostaria de receber receitas sem lactose
Maria José, eu tenho alergia a lactose e , no entanto, fiz e comi todas as receitas do blog. Faço o seguinte: substituo manteiga por óleo ou azeite; uso leite sem lactose da Piracanjuba – acho o melhor; nunca ponho creme de leite – ou faço a comida mais consistênte ou substituo por molho branco ( sempre feito com leite sem lactose e com óleo) fica tudo gostoso…ou seja, a gnete se acostuma ao que pode comer.
tenho intolerância a leite e todos os derivados…….lactose
bolo…lasanha…..strogonoff……