Tornedor ao molho de jaboticaba com risotto ao açafrão

Standard

A filha mais velha blogueira adora receber amigos em casa para jantar. Como trabalha o dia todo e chega em casa tarde precisa cozinhar algo simples e fácil de fazer, que dê pouco trabalho porém de grande efeito. Afinal, por sempre receber os maiores elogios dos amigos, eles já vão esperando um jantar especial. E desta vez amaram o jantar! Vejam as duas receitas que ela fez:

Tornedor ao molho de jaboticaba

Para ficar mais fácil calcular a quantidade conforme o número de convidados, ela reduziu a receita tendo por base 2 pessoas. Assim é fácil multiplicar conforme o que irá precisar.

Ingredientes para 2 pessoas:
Para o tornedor: 1 miolo de filé mignon de aproximadamente 6 dedos de comprimento ( equivale a 400 a 500 gr), 1 colher de sopa de azeite, 2 folhas de louro, 1 colher de café de molho inglês (pode ser shoyo), 1 colher de sopa de vinho tinto, 1 colher de sobremesa de sal com alho, pimenta do reino a gosto.

Para o molho de jabuticaba: 1/2 xícara de vinho tinto, 1 colher de sopa de geleia de jabuticaba, 1 colher de chá de amido de milho dissolvido em ½ xícara de café de água.

Preparo: Corte o pedaço de filé ao meio (cada tornedor deve ter 3 dedos de comprimento). Molde cada tornedor para que tome a forma arredondada.
Misture o sal com alho com o molho inglês (ou shoyo), o vinho tinto e a pimenta do reino e tempere a carne. Deixe-a descansando por 30 minutos com uma folha de louro sobre cada peça. Enquanto isto, adiante o risotto.

Pré-aqueça o forno a 180 graus 20 minutos antes da hora que for servir o jantar.

Retire a folha de louro e o excesso de tempero da carne. Aqueça uma frigideira em fogo alto. Cubra a superfície com o azeite e coloque os filés (como na foto). Assim que selar de um lado e a carne mudar de cor até 1/3 de sua altura, vire e deixe corar do outro lado. Assim que corar, abaixe o fogo.

Neste ponto você decide se finaliza os pratos ou adia um pouco, seja porque seus convidados ainda não chegaram ou porque estão a comer as entradas.

Se estiver a dez minutos de servir, termine de grelhar a carne na frigideira conforme o ponto desejado ( verifique a mudança de cor na lateral da carne).

– Mal passada: deixe apenas que obtenha um tom marrom dourado, vire do outro lado até obter a mesma cor e retire do fogo;

– Ao ponto: espere que mude de cor – do rosa para marrom claro – e deixe dourar dos dois lados até obter um tom marrom bronzeado e comece a salpicar gotinhas de sangue por cima;

– Bem passada: doure de um lado e outro aguardando que fique em um tom marrom escuro.

Desligue o forno. Ponha a carne em uma assadeira e deixe-a no forno apenas para que permaneça quente até que finalize o molho e o risoto.

Se for demorar mais a servir, calcule o quanto vai grelhar a carne conforme o tempo que for demorar a servi-la e o ponto desejado (para mal passado, deixe o centro ainda vermelho, para ao ponto deixe que fique todo marrom claro, para bem passado aguarde até que salpique as gotinhas de sangue). Passe os pedaços para uma assadeira e deixe que terminem o cozimento no forno.

Preparo do molho: assim que tirar a carne da frigideira, inicie imediatamente o preparo do molho. Despeje um pouco de água quente e esfregue com uma espátula a borra deixada na fritura da carne até limpar a frigideira e obter um caldo na cor marrom dourado. Acrescente o vinho tinto e aguarde que o álcool evapore. Baixe o fogo e junte a geleia de jabuticaba, mexendo para incorporar no caldo. Se quiser engrossá-lo, acrescente um pouco de amido de milho previamente dissolvido em água. Mexa bem para que dissolva completamente e desligue o fogo quando o molho ficar espesso. Cuidado para não deixar secar o molho! Se terminá-lo antes da hora de servir e tiver que desligar o fogo, deixe-o menos espesso pois seca naturalmente.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

Risoto ao açafrão

Ingredientes: 1/4 de cebola picada ou ralada, 3/4 de xícara de chá de arroz arbóreo, 1/3 de xícara de chá de vinho branco, 1 xícara de chá de caldo de legumes caseiro, 1 colher de sobremesa de açafrão em pó e 1colher de sobremesa de azeite.

Preparo: enquanto a carne pega tempero, aqueça o caldo de legumes já pronto no micro ondas e mais um pouco de água em um caneco à parte. Em uma panela funda, esquente um fio de azeite e doure a cebola (fogo médio). Acrescente o arroz e misture até verificar que se formou uma película transparente ao seu redor (é rápido). Verta o vinho branco e espere que o álcool evapore. Abaixe o fogo e vá acrescentando aos poucos o caldo de legumes (permanecendo o nível do caldo uns dois centímetros acima do arroz), mexendo de tanto em tanto. Se acabar o caldo, complete com água quente. Quando o arroz estiver ao dente, acrescente o açafrão misturado à última dose de água, mexendo até acabar de cozinhar (prove e veja se está macio).

Se for o caso de adiar a finalização, coloque o açafrão misturado em um pouquinho de água, sem cobrir o arroz. Mexa e desligue o fogo, tampando a panela.

 Dez minutos antes de servir, ligue novamente o fogo se for o caso, acrescente um pouco mais de água quente e mexa até o ponto em que o arroz ficar macio (mas não empapado). Se quiser, finalize com uma boa colherada de manteiga e parmesão ralado.

Sirva o risoto e o tornedor junto com o molho – para arrepio dos italianos e deleite dos brasileiros!

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s