Quem nos acompanha aqui no blog já sabe: evitamos ao máximo o uso e consumo de alimentos processados e industrializados. Sem dúvida este hábito se revela em nossa saúde e salta aos olhos na perfeita textura de nossa pele.
É muito saudável preparar nossos próprios molhos e temperos. Te-los sempre à mão na geladeira facilita o preparo de receitas e dá novo sabor às saladas, que tão bem fazem à nossa saúde. Essa receita de molho de mostarda caseira é super fácil de fazer e você pode adaptá-la ao seu gosto, alterando a semente ou a intensidade do gosto. É perfeito para fazer receitas como frango assado com mostarda e mel*, salmão crocante ao mel e mostarda*. Também pode misturá-lo com maior quantidade de azeite e bate-lo no liquidificador, tornando-o mais liquefeito para usar na salada do dia-a-dia ou misturá-lo com gema de ovos para temperar saladas especiais, como a salada Évora ou na salada de batatas alemã.
Molho de mostarda
Separe os ingredientes:
Para o 1o. passo: 2/3 de xícara de chá de vinagre de vinho branco de qualidade (de vinho ou maçã), 6 colheres de sopa de sementes de mostarda natural (pode usar a amarela, preta, pequena, grande ou misturá-las).
Para o 2o. passo: 3 a 4 colheres de sopa de mostarda inglesa em pó, 1/4 de xícara de vinagre de vinho branco, 2 colheres de sopa de mel e 2 colheres de chá de sal.
Preparo:
Passo 1: Coloque as sementes dentro de um pote que possa ser fechado hermeticamente e cubra com a primeira quantidade de vinagre. Misture, tampe, e deixe em temperatura ambiente por 3 a 5 dias. Quanto mais tempo você deixar, mais forte ficará o molho.
Passo 2: abra o pote e com o socador de um pilão esmague as sementes no vinagre tanto quanto conseguir (as maiores são mais fáceis de socar que as pequenas). Junte a mostarda em pó aos poucos, misturando bem. Junte a segunda quantidade de vinagre, o mel e o sal, misture bem, tampe e conserve o molho na geladeira. Pode ser usado imediatamente.
- tendo este molho preparado não precisa acrescentar mais mel à estas receitas.
Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.
boa! vai para a minha lista de coisas a fazer 🙂 Obrigada pela dica!
***