Sabores da Tailândia

Standard

Hoje iniciamos uma série de postagens sobre a gastronomia do Sudeste Asiático. Em recente viagem, em janeiro deste ano, à Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e ainda à Singapura, tive a grata oportunidade de degustar pratos deliciosos e pesquisar a gastronomia local. Você já sabe como faço: tão logo volto para casa, convoco a assessoria das duas filhas e experimentamos refazer todos os pratos, fotografando o passo-a-passo e escrevendo a nova receita em detalhes. Fevereiro foi um verdadeiro festival de comidas deliciosas aqui em casa. Agora é a sua vez!

Sabores da Tailândia 

A exuberância deste país de belas paisagens, rica cultura milenar e gente acolhedora traduz-se em sua apreciada culinária.

Em qualquer restaurante de categoria na capital Bangkok, o bom gosto na apresentação e a complexidade da mistura de temperos demonstram esmero no preparo dos pratos.  Os ingredientes são sempre frescos e da melhor qualidade. Uma iguaria  tailandesa se come com os olhos e o olfato antes de ser degustada. Tudo é pura e simplesmente arte. A sofisticada ornamentação dos pratos vem na medida certa para dar forma, colorido, textura e aroma com perfeita harmonia. A imaginação é infinita no preparo meticuloso para surpreender o comensal. Pode-se usar um bambu cortado, um coco verde descascado ou a metade de um abacaxi, de um maracujá ou de alguma das exóticas frutas de cores vibrantes e texturas inusitadas para servir de recipiente. Pode ser uma orquídea, um raminho de flores delicadas ou um laçarote de capim limão para dar graça e perfume. Lascas de frutas transformam-se em sugestivas e delicadas caudas de dragão ou penachos de pássaros.

A fartura da pesca oceânica e de água doce, incluindo os criatórios de mariscos, fornece ampla variedade de peixes e frutos do mar. As terras férteis, pela abundância de água e de sol, produzem grande diversidade de frutas doces e legumes e verduras  viçosos. Das terras baixas e alagadas vem o arroz de qualidade excepcional. Da criação das famílias camponesas vem frangos, patos e porcos engordados com produtos cultivados nas próprias chácaras.

A influência das culinárias indiana e chinesa é percebida na mistura de temperos como o curry, o gengibre, as pimentas e as ervas aromáticas. Toda essa abundância contribui para fazer da gastronomia tailandesa uma das mais respeitadas do mundo.

Por outro lado, a comida de rua é simples no fazer e de paladar mais ativo. Toda família de classe média que vive em casas estreitas e altas na área urbana tem um pequeno comércio no nível da rua, muitas vezes dedicado à alimentação. É nas calçadas que se preparam espetinhos de frango e de porco assados em rústicas bacias com carvão, peixes e bolinhos fritos em grandes caldeirões. Oferta-se uma grande variedade de frutas e de doces de coco, amendoim, abóbora e batata doce. O tailandês tem por hábito comer nas calçadas, em companhia da família e dos amigos, assentado em banquinhos minúsculos, tendo sempre à frente uma caneca cheia de café.

O prato mais típico da Tailândia é o Pad Thai. As carnes de frango e porco são cortadas em finas lascas. Em uma wok frita-se essas carnes e o camarão em óleo de coco ou de palma. Acrescenta-se ovos e ervas de folha. Junta-se rapidamente a pasta fresca de arroz tradicional ( de forma igual a um vermicelli, spaguetti ou tagliatelle  bem fino) já passada na água fervente. Mistura-se tudo e acrescenta-se cheiro verde picadinho e amendoim torrado e moído. Tempera-se com o molho pad thai- uma mistura de molhos de peixe, de soja, de tamarindo e especiarias. Experimente fazê-lo!

Autora: Silvania Capanema – jornalista, responsável pelo blog http://www.salcomalho.com

Artigo publicado na edição de janeiro de 2017 do Jornal Primeira Linha, de Belo Horizonte, na minha coluna mensal “Segredinhos da Gastronomia”. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s