Manjar de coco com calda de manga

Standard

No Brasil a receita tradicional do creme feito com leite, açúcar e coco e engrossado com amido de milho tem o nome de manjar. Em países de idioma inglês este tipo de creme, sem o coco, é chamado de pudding, que veio do francês boudin, de onde originou-se o nome português pudim. O manjar de coco faz parte de cadernos de receitas brasileiras desde os tempos do Brasil Colônia e é muito popular na Bahia e em Minas Gerais. Esta receita de manjar com calda de manga pode ser encontrada nas regiões tropicais da América onde há fartura tanto de coco como de manga e de milho. A combinação das duas frutas nesta sobremesa é o que se pode chamar de manjar dos deuses! Experimente, é muito fácil de fazer.

Manjar de coco com calda de manga

A receita tradicional é feita com leite, açúcar, leite de coco natural e amido de milho. Mas se existem leite condensado e leite de coco industrializados não vamos complicar a vida. Então separe: 1 lata ou caixinha de 395 ml. de leite condensado, 1 garrafinha de 200 ml. de leite de coco, 2 xícaras de chá de leite, 1 xícara de chá cheia de amido de milho e raspas* de 1 côco maduro ( 1 xícara de chá cheia é suficiente) . Obs:  se quiser que fique da consistência de creme para servir em taça como na foto, use a metade do amido de milho, ou seja, 1 xícara de café cheia.

Se fora intolerante a leite use produtos sem lactose.

Misture primeiro o leite com o amido de milho (Maizena) e junte o leite condensado e o leite de coco. Leve ao fogo até dar ponto (começa a estourar bolhas e a soltar da panela). Por último misture 1 xícara de chá de raspas de coco.

Tome uma forma média de pudim ( diâmetro de 25 cm.) daquelas que tem um furo no meio. Passe uma finíssima camada de óleo para untar a forma. Despeje o creme e leve à geladeira até endurecer (por 4 horas). Se for fazer o manjar para servir em taças coloque o creme em uma travessa para gelar e depois de gelado passe para as taças.

Para desenformar: passe uma faca molhada nas bordas externa e interna da forma para soltar o manjar. Coloque um prato grande bem colado sobre a forma e vire para baixo rapidamente.

Calda de manga

Corte os pedaços de uma manga madura e faça um suco grosso com a ajuda do mixer. Leve uma frigideira ao fogo com 2 colheres de sobremesa de açúcar cristal. Assim que o açúcar derreter e ficar da cor de mel, despeje, com cuidado, 1 xícara de café de água fervente. Deixe que forme uma calda rala e junte o suco da manga. Mexa com uma colher de pau até dar ponto de calda.

*Dica: para quebrar o coco maduro ( depois que furou e tirou a água) deixe-o direto sobre o fogo da trempe do fogão até os pelinhos queimarem. Depois parta o coco ao meio jogando-o no chão de pedra ( se for de cerâmica ou mármore pode partir o piso)  ou dando uma boa martelada. Tire a noz do coco – sem deixar partir – com uma colher e retire a pele marrom com uma faquinha. Passe pedaços grandes do coco no ralo que tem frisos horizontais de 4 a 5 cm de comprimento para obter as raspas (como se vê na foto).

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s