Marshmallow

Standard

Desta  melosa espuma branca de açúcar, que parece um doce dos anjos, tenho três lembranças marcantes. Quando eu era criança, a minha avó materna, sempre que voltava de viagem do Rio de Janeiro trazia-me de presente uma caixa de nhá-benta da Kopenhagen. Para mim era o que poderia existir de mais delicioso neste mundo! Já mais crescidinha, minha mãe me dava o dinheiro do ônibus para ir e voltar da aula de inglês no centro da cidade. Em Belo Horizonte, a loja da Kopenhagen ficava na Av. Afonso Pena em frente à Igreja São José e a Cultura Inglesa era vizinha da loja. Pois eu preferia andar a pé cerca de 1,5 km para voltar para casa e com o dinheiro do ônibus eu comprava uma nhá-benta! Mais tarde, minha avó abriu uma loja de chocolates na Savassi e passou a fazer nhá-bentas e eu gostava de ajudá-la para ganhar algumas.

Esta semana vamos passar para vocês a receita caseira de Ovos de Páscoa.  Se você quiser fazer ovos de chocolate no estilo nhá-benta, recheados de marshmallow,  aqui vai a receita, que também é ótima para cobertura de bolos.

Marshmallow

Separe: 1 e 1/3 xícara de chá de açúcar refinado, 1/4 de xícara de chá de água, 3 claras do ovos ( grandes), 1/2 colher de café de cremor tártaro ( compre em loja especializada para confeiteiros) e 1 colher de chá de extrato de baunilha líquido. Vai precisar de uma batedeira de mão ou um mixer que tenha um fuê (melhor), de uma panela média e de uma travessa de vidro de fundo arredondado que, colocada sobre a boca da panela, fique metade ou pouco menos de fora.

Encha a panela de água até a metade e aqueça-a até que a água forme pequenas bolhas. Enquanto isto, fora do fogo, despeje as claras na travessa. Pegue o mixer e comece a bater as claras. Assim que formar uma espuma branca comece a misturar o açúcar. Continue batendo e juntando o açúcar aos poucos. Quando já estiver cremoso, junte, aos poucos, a água e o cremor tártaro. Bata mais e, por último, estando o creme bem batido, leve e homogêneo, misture a baunilha. Quando a água estiver no ponto acima referido, passe para o fogo médio. Transfira a travessa com o creme para cima da panela (processo chamado banho-maria) e continue batendo, em velocidade alta, por 12 minutos. Forre a bancada da pia com um pano seco e então transfira a travessa, continuando a bater por 2 minutos. O marshmallow está pronto para uso. Dica: use-o logo pois passado um tempo o volume começa a baixar, a não ser que leve à geladeira.

Ovos de Páscoa recheados com marshmallow 

feitos pela #filhablogueiracasada

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s