Torta de mel e chocolate perfeita

Standard

Amo bolo de mel e, sabendo de minha predileção, minhas filhas presentearam-me, no meu aniversário, com uma deliciosa torta feita com bolo de mel recheado de doce de leite e coberto com calda de chocolate e castanhas caramelizadas. E o melhor de tudo: comi à vontade pois, especialmente para mim que sou alérgica, a torta foi feita sem nenhum vestígio de glúten ou de lactose! Mágica? Há como substituir a farinha de trigo e o leite condensado por outros produtos. Veja a receita que elas inventaram:

A receita é feita em cinco partes: o bolo de mel, a calda para molhá-lo, o recheio de doce de leite, a cobertura de chocolate e as castanhas caramelizadas. Trabalhoso? Um pouco, mas garanto que vale a pena! Então vamos por partes:

Se você não tem problema com glúten e lactose, basta usar farinha de trigo e os produtos lácteos normais.

 

Doce de leite para o recheio

Existe à venda no mercado leite condensado sem lactose. Compre uma lata. Encha uma panela de pressão com ¾ de água e coloque a lata para cozinhar na pressão por 20 minutos. Veja aqui dica de usar a panela. Depois, muito cuidado: espere a lata esfriar completamente para abri-la.

 

Bolo de mel e chocolate

Tome nota dos ingredientes: 2  xícaras de farinha sem glúten*, 2 xícaras de açúcar mascavo **(batido no liquidificador), 1/2 xícara de cacau em pó*** , 4 ovos, 1/4 de creme de arroz (creme de leite vegetal),  1/2 xícara de mel, 1 colher de chá de cravo em pó e outra de canela, 1 pitada de noz moscada,1 xícara grande (caneca) de chá preto forte e 1 colher de sobremesa de fermento químico.

Antes de tudo, ligue o forno a 200 graus. Escolha uma assadeira redonda desmontável (diâmetro de 23 cm) e forre somente o fundo com papel manteiga. Dica: tire o fundo, coloque-o sobre o papel manteiga, faça o desenho com uma caneta e recorte na marca. Coloque-o dentro da forma. Não precisa untar a lateral.

Comece batendo os ovos na batedeira. Depois que os ovos clarearem, acrescente o açúcar aos poucos e deixe bater até misturar completamente. Acrescente, aos poucos, o creme de arroz, o mel e o chá. Bata mais um pouco, somente para incorporar. Enquanto bate, misture, à parte, os outros pós: a farinha, o cacau e os temperos. Desligue a batedeira, peneire os pós por cima do creme, um pouco de cada vez, em duas ou três vezes. Faça movimentos de cima para baixo, de fora para dentro, misturando com cuidado para não baixar o volume. Por último, acrescente o fermento e misture com cuidado.

Sem perda de tempo, despeje a mistura sobre a forma, nivele e coloque para assar, de 20 a 40 minutos, a depender do forno. Assim que crescer e corar por cima deve estar pronto. Para saber se está assado, faça o teste do palito: se sair da massa limpo, o bolo está pronto!

 

 Calda para molhar o bolo

Esta calda é importante para o bolo ficar molhadinho, já que a tendência do mix de farinha sem glúten é deixar o bolo seco.

Faça uma calda rala com 1 xícara de café de água (100 ml) , 4 colheres de sopa cheias (100gr) de açúcar refinado, 25gr de chocolate 52% sem leite e ainda 2 colheres de whisky. Misture primeiro, depois leve ao fogo baixo, mexa até ferver e desligue.

 

Calda de chocolate para a cobertura

Ingredientes: 1 ½ xícara (300 ml) de leite de amêndoas, 3 gemas, 2 colheres de sobremesa cheias (40 gr) de açúcar refinado,1 colher de sobremesa de amido de milho, 1 colher de sobremesa de mel, 200 gr de chocolate 52% (sem leite) .

Coloque o leite para aquecer, sem deixar ferver. Enquanto isso, em uma travessa redonda, bata bem as gemas e o açúcar, até formar uma gemada. Despeje uma concha do leite aquecido na travessa e misture rapidamente (o choque térmico evita que os ovos cozinhem e deixem a impressão de ter ‘talhado’) e, em seguida, verta essa mistura na panela com o leite. Acrescente o amido de milho, misturando bem para não empelotar. Junte o mel e mexa até engrossar. Desligue. Coloque o chocolate picado e misture até derreter. Leve à geladeira para acabar de engrossar.

 

Castanhas caramelizadas

Para decorar, faça um caramelo de açúcar, usando um pouco de leite de amêndoas. Dica: à parte, coloque 1 xícara de água para ferver. Em uma frigideira, coloque 3 colheres de sopa de açúcar cristal e vá mexendo com uma colher de pau até que o açúcar derreta completamente e forme uma calda cor de caramelo. Despeje a água fervendo , aos poucos, pelas beiradas e deixe que misture com o açúcar queimado até formar uma calda rala e homogênea. Deixe engrossar ligeiramente e despeje ½ xícara de café de leite de amêndoas para que fique aveludada. Neste ponto, coloque as castanhas picadas rapidamente, sem deixar que a calda endureça. Se acontecer, pingue mais leite até o ponto adequado.

Montagem: 

Quando o bolo já estiver esfriado, corte-o cuidadosamente em duas ou três camadas, a depender da altura do bolo. Coloque a primeira parte do bolo no prato que for servir a torta, fure-o com um garfo e molhe com a calda. Recheie com o doce de leite. Repita a operação com a(s) outra(s) fatia(s) de bolo. Ao final, cubra com o creme de chocolate e as castanhas caramelizadas. Conserve em local bem fresco ou na geladeira até a hora de servir.

 

* Preferimos a FSG da Amina

** Pode substitui por açúcar demerara, mais saudável. Bata no liquidificador.

*** Preferimos o chocolate dos fradinhos, da Nestlé

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

One thought on “Torta de mel e chocolate perfeita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s