Filé na massa folhada com presunto, cogumelos e espinafre

Standard

Com a filha blogueira que mora em Bruxelas em visita a Belo Horizonte, tudo é motivo para irmos as três ( ela, a irmã casada e eu) para a cozinha inventarmos novas receitas. Este filé foi preparado por elas – minhas filhas que amam cozinhar tanto ou mais do que eu e estão se tornando experts. Eu fiquei apenas observando de longe e anotando para depois escrever para vocês a receita. Servido à mesa, o filé foi um sucesso que agradou em cheio aos nossos convidados. Parabéns, filhinhas!

Para 6 pessoas calcule de 900 gr. a 1,2 kg de filé – compre um filé inteiro e corte a parte do meio, deixando as pontas para outros preparos. Compre um pacote de massa folhada congelada laminada da Arosa. Separe 8 fatias de presunto cru, 1 molho de espinafre, de 8 a 10 cogumelos de paris frescos, 1 cebola média e temperos: sal, alho, pimenta do reino, folhas de louro e vinho tinto.

Tempere o filé com sal, alho, pimenta do reino, vinho tinto e folhas de louro – de hora e meia a três horas antes de começar o preparo desta receita. Lave as folhas do espinafre, coloque-as numa panelinha com um pouco de água. Assim que a água ferver, desligue e tampe a panela. Estando as folhas macias, retire e escorra a água. Corte os cogumelos em fatias e a cebola em cubinhos. Tome uma frigideira, esquente um fio de azeite, doure a cebola, passe os cogumelos, tempere com sal e deixe esfriando.

Tome um pedaço de filtro de PVC e disponha as fatias de presunto cru. Por cima, espalhe o espinafre e depois a mistura de cebola com cogumelos.

Na mesma frigideira, coloque mais um pouco de azeite. Retire o filé do tempero e guarde a salmoura para fazer o molho. Deixe o azeite ficar bem quente e sele o filé, ou seja, deixe-o corar de um lado e depois do outro. Retire e reserve. Guarde a frigideira com a borra que sobrou para fazer o molho. Assim que  carne amornar, coloque-a sobre a “cama” do recheio. Puxando a ponta do plástico, faça um rolo com o filé dentro do recheio. Aperte bem. Deixe no freezer por 30 minutos para firmar e depois tire o plástico.

Pré-aqueça o forno a 220 graus. Coloque a folha de massa folhada sobre um filme PVC e abra-a ligeiramente com um rolo para que caiba o filé. Coloque-o (já firme envolto na capa de presunto) no meio da massa aberta, tirando o plástico. Feche uma parte sobre a outra e dobre as beiradas, cortando fora o excesso de massa. Use filtro PVC para ajudar a enrolar e fechar o filé. Retire o plástico e pincele o rolo de massa com ovo batido. Pincele uma assadeira com manteiga. Disponha o filé no centro da assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Vigie para a massa corar e não deixe queimar.

Sirva o filé com molho de vinho. Postaremos a receita em 2 dias.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo. Obs: no PDF tem a receita do molho de vinho que é servido com este filé.

DSCN4929

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s