Bacalhau do Alcimar

Standard

Esta é uma receita que recebi de um amigo que adora cozinhar e o faz muito bem. É uma forma bem original de se preparar o bacalhau, pois leva ingredientes bem brasileiros, como batata doce e laranja. Preparamos com todo o carinho e o servimos como prato principal no almoço do último domingo. Nossos convidados adoraram e, claro, nós também. Como agradecimento ao Alcimar, colocamos o nome dele na receita.

Bacalhau com creme bechamel e purê de batata doce e laranja

Para preparar o bacalhau, clique aqui para ver as dicas. Para servir bem a 6 pessoas, calcule 200 gr. de bacalhau limpo por pessoa, ou seja, 1,2 kg. Para o cozimento do bacalhau: separe 1 xícara de café de azeite, 3 cebolas médias, de 1 a 2 dentes de alho e pimenta do reino. Para o creme bechamel: 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 colheres de sobremesa de manteiga, 2 colheres de sopa de cebola triturada, 1 colher de café de sal com alho, 2 xícaras de chá de leite, pimenta do reino branca e nós moscada. Para juntar ao creme: 1 xícara de café de alcaparras e ½ xícara de café de salsinha e cebolinha picadinhas. Para o purê: 500 gr. ( ou 2 unidades média/grande) de batata doce e 2 laranjas tipo pera carioca bem maduras. Por último, rale grosso queijo pecorino ou parmesão para obter 1 xícara de café cheia.

Após haver dessalgado o bacalhau, coloque as postas em uma panela com água fria e leve ao fogo até que a água ferva. Desligue. Assim que esfriar, escorra bem toda a água e retire os espinhos, os restinhos de pele e a gordura branca que fica entremeada. Com muito cuidado, desfaça as postas, entre os dedos, em lascas grossas sem deixar que se partam. Deixe-as a secar.

Descasque, pique e cozinhe a batata doce até ficar bem macia. Enquanto cozinha, prepare o bacalhau e o creme.

Corte as cebolas em rodelas finas e pique o alho bem miudinho. Deite metade do azeite em uma panela bem larga, deixe que esquente um pouco e frite as cebolas até ficarem translúcidas. Frite o alho. Afaste a cebola para o canto da panela, despeje o restante do azeite, disponha cuidadosamente as lascas do bacalhau, cubra com a cebola e deixe que frite ligeiramente, absorvendo o azeite. Misture com cuidado usando uma colher de pau ou espátula. Tempere com pimenta do reino. Prove o sal. Desligue e reserve.

Faça o creme bechamel. Deite a farinha de trigo em uma frigideira antiaderente e vá mexendo com uma espátula até sentir o cheiro de farinha torrada( cheirinho de padaria!). Cuidado para a farinha não ficar bege. Desligue e vire a farinha torrrada imediatamente em algum recipiente (se deixar na frigideira vai escurecer). Em outra frigideira, derreta a manteiga e frite a cebola e o sal com alho. Abaixe o fogo, junte a farinha já torrada e mexa com a espátula até formar uma massa lisa. Acrescente o leite, aumente o fogo e continue mexendo até obter um mingau liso e de boa consistência. Misture as alcaparras bem escorridas, a salsinha e a cebolinha picadinhas. Tempere com pimenta do reino e nós moscada. Prove o sal. Deixe amornar. Junte o creme ao bacalhau que já preparou, misturando de leve para não quebrar as postas. Deixe descansar para incorporar os sabores.

Assim que a batata doce cozinhar, escorra toda a água e amasse-a bem, ainda quente. Junte 1 xícara de café de suco de laranja e leve ao fogo até obter um purê liso e de boa consistência.

Ligue o forno a 180 graus. Ligue também o grelhador (ou grill) para gratinar o queijo. Tome uma tigela refratária e forre o fundo com todo o purê. Por cima disponha todo o bacalhau com creme. Cubra com o queijo ralado. Leve ao forno até verificar que o queijo quase derreteu.

Sirva bem quente.

Se gostar, pode acompanhar com arroz branco. E, importante! Não esqueça de servir um bom vinho!

Obs: se ama de paixão as azeitonas verdes e pretas, pode acrescentá-las ao creme (ou substituindo as alcaparras) cortadas em rodelas – mas em pouca quantidade.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s