Cheesecake

Standard

Nos anos 1970, esta torta de creme de ovos e queijo, com a base de biscoito e a cobertura de frutas vermelhas tornou-se a sobremesa da moda em Nova York. Fez tanto sucesso que logo incorporou-se à cultura gastronômica e tornou-se o símbolo da sobremesa típica americana. Hoje é encontrada nas cafeterias e restaurantes do mundo inteiro.

Desde que a marca de cream cheese Philadelphia começou a aparecer nos nossos supermercados, nós brasileiros passamos a conhecer e nos deliciar com esta sobremesa tão bonita quanto gostosa. Em Minas Gerais , terra da goiabada com queijo minas (chamamos esta combinação divina de Romeu & Julieta) , não poderia deixar de surgir a receita com cobertura de goiabada mole.

Aqui mostramos para vocês duas das versões – a americana tradicional com coulis de morangos ( pode ser de frutas vermelhas, se incluir framboesa, amoras e berries)  e a com o nosso jeitinho mineiro ( afinal, por aqui as frutinhas vermelhas são difíceis de se achar e muito caras). Veja abaixo o cheesecake com cobertura de goiabada:

DSCN4990

Cheese cake

Veja os ingredientes que irá precisar para fazer esta receita que dá para 8 pessoas.

Para a base: 160 gr. de biscoito maisena ( ¾ de uma pacote), 75 gr. ou 1 xícara de café de manteiga derretida, 1 colher de café de canela.

Para o creme: 600 gr. de cream cheese Philadelphia (2 potes), 1 xícara de chá de açúcar refinado, 1 colher de sopa de baunilha, 1 colher de sopa de creme de leite + 1 colher de sopa de leite, 1 colher de sopa de suco de limão (ou, se preferir, pode ser raspinhas de casca de limão) e 3 ovos.

Para a cobertura: a mais tradicional é o coulis de frutas vermelhas ( morango, amora, framboesa). Pode ser um couli de morango ou, na nossa versão mineira, goiabada mole (derreta a barra com água quente no fogo).

Inicie a receita preparando a base. Bata no processador o biscoito até obter uma farinha fina. Junte a manteiga já derretida no micro-ondas. Acrescente a canela e misture bem.

Escolha uma forma, destas que soltam o fundo, com diâmetro de 24 cm. Pincele manteiga derretida no fundo e nas laterais. Forre com a mistura de biscoito e nivele com uma colher. Limpe as bordas. Reserve.

Ligue o forno a 180 graus.

Para fazer o creme, comece colocando na batedeira o cream cheese e o açúçar. Bata em baixa velocidade até que fiquem completamente misturados. Junte a baunilha, o creme de leite e o leite e ainda o suco ou as raspas de limão. Volte a bater em baixa velocidade até misturar tudo. Agora junte as 3 gemas e bata até obter um creme homogêneo.

À parte, bata as 3 claras até ficarem brancas. Com a ajuda de uma espátula misture delicadamente as claras ao creme. Despeje sobre a base que já está na forma.

Baixe a temperatura do forno ao mínimo – deve ser 150o – e ponha para assar.

Vigie o cozimento que deve dar em torno de 30 minutos. Se começar a corar e ainda estiver mole, passe para a prateleira de cima do forno. Tire do forno e deixe esfriar. Coloque na geladeira por, no mínimo, 4 horas ( aconselho fazer de véspera).

A torta serve a 8 pessoas.

Para fazer um couli de frutas, lave-as, deixe escorrer e, dentro de uma travessa, envolva-as em açúcar cristal. Deixe de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte, leve ao fogo baixo e vá amassando as frutinhas até desmancharem. Quando a calda começar a ferver, desligue: deve estar no ponto de calda grossa – é esta a consistência do coulis. Deixe esfriar para colocar sobre a torta.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s