Leite de amêndoas caseiro, já pensou?

Standard

Já pensou em fazer o seu próprio leite vegetal em casa? É possível! Fica uma delícia, é uma ótima alternativa aos de supermercado, muito mais saudável, muito mais nutritivo e, no meu caso aqui na filial Bruxelas, mais barato. (O litro sai a 1,60E enquanto no supermercado custa 2,20E)

Tive a ideia quando uma amiga me contou de um amigo que tem uma super máquina em casa que faz tudo sozinha em 20 minutos, com qualquer castanha. Fiquei maravilhada com a ideia e quase saí correndo para comprar a tal máquina, mas ela não é tão baratinha assim. Pensei duas vezes, achei algumas receitas na internet e resolvi fazer eu mesma, manualmente. E não é que é fácil? Fiz uns ensaios e passo minha experiência para vocês.

A proporção que mais gostei foram 50gr de amêndoas para 600ml de água ou 1 xícara de amêndoa para 4 xícaras mal cheias de água. A medida não precisa ser super exata, pois você pode preferir mais diluído ou mais grossinho. O meu fica um pouco encorpado, ideal para comer com cereais no café da manhã.

Não posso dizer que seja um substituto para o leite de vaca em absolutamente tudo, ainda não testei com comida salgada, mas posso afirmar que fica excelente para o preparo de bolos, doces, caldas de chocolate e vitaminas.

O preparo é super simples:

Deixe as amêndoas de molho em água filtrada por, no mínimo, 4 horas, de preferência da noite para o dia, até cerca de 8 horas. No dia seguinte, coloque uma água nova para ferver. Escorra as amêndoas e quando a água estiver fervendo, coloque-as na panela e deixe por 1 minuto em água fervendo – não mais do que isso. Escorra e lave com água fria. Essa fervura não é necessária para o leite, mas para retirar a casca vai ficar um milhão de vezes mais fácil. Basta dar um ‘apertinho’ que ela logo pula. Faça isso com todas as amêndoas, colocando-as depois no liquidificador.

No liquidificador, despeje 1 xícara de água e bata por cerca de 30 segundos. Coloque o restante da água e bata por mais 3 minutos no mínimo. Se desejar, pode acrescentar açúcar, baunilha, canela, chocolate, o que quiser.

Coloque um filtro de pano próprio (se não achar, use um pedaço de linho branco) sobre uma tigela. Se não estiver muito seguro, coloque o pano sobre uma peneira e esta sobre a tigela. Eu já faço sem, menos uma louça para lavar.

Derrame o leite, feche as pontas do pano e amasse bem com as mãos para retirar todo o líquido. Está pronto!

Como por aqui não gostamos de desperdiçar nada, pode guardar o resíduo para usar para bolos e biscoitos, ou até mesmo fazer uma farinha torrada para usar em crostas doces ou salgadas. Andei fazendo uns testes de bolo e fica uma delícia, depois posto por aqui.

Atenção: como o leite é natural e sem conservantes, ele dura somente 4 a 5 dias na geladeira e depois começa a azedar. Então não faça grandes quantidades se não for usar logo.

Agora que já aprendeu, pode também experimentar fazer o de castanha de caju, o de castanha do pará, o tradicional de soja e até o de arroz. Quem se anima?

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

Um pensamento sobre “Leite de amêndoas caseiro, já pensou?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s