Eslovênia – surpresa com Liubliana

Standard

Chegar a uma cidade linda e acolhedora sem grandes expectativas (confesso que por falta de conhecimento) é uma bela surpresa! Ljubljana (o j é o nosso i), capital da Eslovênia, tem origem romana e foi uma cidade culturalmente florescente no auge do Império Austro-húngaro. Cercada de verde e dominada por um paredão montanhoso onde fica o Castelo de Ljubljana, hoje guarda ainda o charme das ruas calçadas em pedra e o elegante casario do século 18. Ao longo do rio que corta ao meio a encantadora cidade de 250 mil habitantes, come-se muito bem nos bares e restaurantes com mesas à luz de velas dispostas nas calçadas. O melhor restaurante  da cidade fica no Castelo – o Strelec. Veja abaixo o menu de ar água na boca.

O comércio tem artesanato e mercadorias a bom preço e de extremo bom gosto. Uma boa dica é comprar cerâmica – não resisti e comprei várias peças. Outro ponto de interesse são as inúmeras esculturas dispostas nas diversas praças e pontes, com destaque para o famoso dragão que, segundo a lenda, dominava a cidade e não deixava que os inimigos  a tomassem.

No dia em que lá estivemos, uma famosa marca de bebidas promovia um happy-hour na praça principal oferecendo música, bebidas e tira-gostos da melhor qualidade. Depois de ali passar um par de horas inesquecível, foi difícil escolher entre as muitas opções para o jantar. A gastronomia tem influência austro-húngara e germânica. A melhor pedida são as carnes.O restaurante mais conhecido é o Sokol e o prato típico é Goulash servido dentro de um pão em forma de cone.

Foto de destaque: joelho de porco assado servido com batatas, um prato bem germânico.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s