Nhoque da Peppa

Standard

Quem tem criança pequena em casa vai entender o apelido carinhoso que colocamos neste preparo de nhoque. Tudo agora é da Peppa, a porquinha simpática que faz o maior sucesso na TV. Minha netinha de 2 anos só quer saber da Peppa e ficou tão fascinada com o nhoque cor-de-rosa que a tia fez que rapou o prato e pediu mais! A criança que há na sua casa ( mesmo que seja você) vai adorar brincar de colocar a mão na massa, enrolar e cortar os nhoquinhos. Depois vai precisar da ajuda de um adulto para cozinhá-los. Vamos lá, diversão para a família inteira!

O que vai precisar: 1 beterraba, 3 batatas, 1 xícara de chá bem cheia de farinha de trigo, 1 ovo e 1 colher de café de sal. Um pouco mais de farinha e também de sal. Vejamos:

Cozinhe 1 beterraba dentro da água e bata-a no liquidificador – sem água- para fazer um creme grosso. Precisa dar 1 xícara de café cheia deste creme. Olhe na foto.

Cozinhe as 3 batatas até começarem a desmanchar, tire a pele e amasse-as até virarem um purê.

Ponha a farinha dentro de uma bacia de plástico junto com a batata amassada. Misture bem as duas e depois junte o creme de beterraba. Misture tudo. Faça um buraco no meio da massa e coloque o ovo – clara e gema- e o sal. Misture bem, com ajuda das mãos, até formar uma bola de massa toda igual e que não grude nas suas mãos. Se estiver grudando, vá juntando, aos pouquinhos, mais farinha.

Espalhe uma camada fina de farinha de trigo sobre a bancada limpa e seca da cozinha. Transforme, com a palma das mãos, a bola de massa em um rolo grosso. Corte este rolo em pedaço com 4 dedos de largura. Role estes pedaços sobre a bancada até conseguir rolos finos e certinhos, da largura de um dedo polegar de um adulto. Corte estes rolos em pedaços de 2 dedinhos de largura cada um.

Pegue um garfo e amasse um pouquinho cada nhoque. Estão prontos para serem cozidos!

Encha uma panela de água e deixe ferver- esta parte precisa ser feita por um adulto. Jogue um punhado de sal. Assim que a água começar a ferver de novo, vá colocando, aos poucos e com a ajuda de uma escumadeira, uma porção de nhoques de cada vez. Primeiro os nhoques afundam e quando subirem para a superfície, retire-os. Repita até que todos os nhoques tenham “tomado banho” na água quente. À medida que for retirando os nhoques, coloque-os num escorredor de massa e depois, já secos, em um pirex.

Na hora que for servir, coloque um pouco de azeite em uma frigideira e passe os nhoques junto com sálvia picada. Acrescente sal, se precisar. Sirva quente, com bastante queijo ralado por cima.

Pode também fazer um molho branco, colocar os nhoques, salpicar queijo ralado por cima e levar ao forno. Uma delícia!

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixa o PDF e imprimi-lo.

Um pensamento sobre “Nhoque da Peppa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s