Bolo de mel inglês

Standard

Este é um bolo perigosíssimo! Você começa a comer e só para quando não sobra nem um farelinho. E se fizer uma calda ou recheio de chocolate, é caso para camisa de força. Então, siga o meu conselho: chame a família toda ou a turma das amigas para um lanche em casa e só tire o bolo do forno quando já estiverem todos à mesa esperando por ele. Inclusive, você faz bonito desde a chegada dos convidados pois o bolo exala um aroma delicioso quando está quase assado.

Se você está seguindo a dieta das saladas light diariamente, está no seu direito comer boa parte do bolo. Como eu faço e como as saladas no almoço e ainda tenho jantado os caldos das receitas que tem saído no blog, já emagreci dois quilos nas últimas três semanas. Detalhe: não tinha a menor intenção de emagrecer, pois já sou magra. Beleza, agora posso comer todos os bolos!

Bolo de mel inglês

Antes de fazer o bolo, pré-aqueça o forno a 250 graus.

Todas as medidas de xícara são de xícara de chá e todas as medidas de colher, são de colher de café. Prático, não? Assim não dá trabalho para lavar.

Coloque os seguintes ingredientes na batedeira, nesta ordem: 1 xícara de açúcar cristal, 1/3 de xícara de açúcar mascavo e 3 gemas. Misture. Acrescente: ¾ de xícara de óleo, ¾ de xícara de mel, ¾ de xícara de chá preto ou assam bem concentrado, ¼ de xícara de vinho do porto ( ou whisky), ¼ de xícara de suco e laranja natural. Junte os temperos: 3 colherinhas de canela, 1 colherinha de extrato de baunilha, ½ colherinha de cravo em pó, ½ colherinha de noz moscada, 1 colherinha de sal. Bata tudo até obter uma massa uniforme. Acrescente: 3 xícaras de farinha de trigo ( pode sem farinha sem gluten*), 1 colherinha de fermento em pó e outra de bicarbonato. Bata de novo até ficar tudo muito bem misturado. Bata as 3 claras separadamente e depois junte com uma espátula cuidadosamente.

Prepare a forma passando óleo e farinha no fundo e laterais, pois o bolo costuma agarrar. Garantido mesmo é forrar a forma com papel impermeável. Escolha se vai fazer os bolinhos tipo cupcake, se vai colocar na forma retangular ou na forma de bolo com furo no meio.

Asse no forno a 200 graus até que core por cima. Espete um palito, se sair limpo, o bolo está assado. Não deixe corar muito, senão queima no fundo.

Se quiser fazer o bolo de mel recheado, divida a massa em duas partes iguais e asse separado. Sobre o primeiro bolo, espalhe o recheio. Depois do segundo bolo assado, vire a assadeira sobre o primeiro bolo e sacuda até o bolo descer.

Se quiser com cobertura há duas maneiras: ou sobre o bolo de tabuleiro ou faça o bolo com furo no meio, desenforme e coloque a calda por cima.

Sugestão de cobertura ou recheio de chocolate:

1- Coloque o chocolate em pó ( Nestlé, do fradinho) em um caneco ( de ½ a 1 xícara de chá) , despeje leite a conta de formar um caldo grosso, acrescente manteiga ( de 1 a 2 colheres rasas de sobremesa) e leve ao fogo brando até formar uma calda grossa e homogênea.

2- Corte e derreta chocolate meio-amargo no banho-maria e depois junte creme de leite até o ponto de calda grossa.

* a melhor farinha sem gluten é a FSG da Ammina.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimí-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s