Bolo de banana passo-a-passo

Standard

A banana é um dos ingredientes mais nutritivos e gostosos para se preparar um bolo delicioso, com a vantagem que a gente sempre tem em casa. Esta receita tanto pode feita para quem não tem restrições alimentares como para os alérgicos e intolerantes a glúten e/ou lactose. Ë só uma questão de escolher o tipo da farinha e do leite.

Bolo de banana

Verifique se tem os seguintes ingredientes: 2 xícaras de chá de farinha de trigo ( ou mix de farinha sem glúten*), 1 xícara de chá de açúcar cristal, ½ xícara de chá de óleo, 3 ovos, 4 bananas prata médias, 1 maçã ( opcional), 1 xícara de chá de leite ( pode ser zero lactose), 1 colher de sobremesa de fermento em pó, 1 pitada de sal e canela.

Coloque sobre a bancada: liquidificador, batedeira, espátula e forma de assar bolo. Pré aqueça o forno a 250 graus.

Inicie sempre um bolo separando as claras das gemas, pois as claras entram batidas só no final, para dar leveza ao bolo. Bata no liquidificador: gemas, óleo, as bananas e a maçã (opcional, só para a massa ficar mais fofa, no caso de colocar o mix de farinha), o leite, o sal e o açúcar.

Coloque o creme batido na batedeira e junte a farinha. Bata em maior velocidade para obter uma massa homogênea e depois bata em velocidade menor mais um pouquinho até a massa ficar perfeita.

Bata em separado as claras em neve. Atenção, pois as pás da batedeira precisam estar limpas. Junte sem demora e com carinho, as claras à massa, usando uma espátula ou colher e, por último, misture de leve o fermento.

Salpique farinha na assadeira e despeje a massa. Se quiser, enfeite com rodelas de banana e salpique canela. Baixe a temperatura do forno para 200 graus. Asse o bolo por uns 30 minutos. Assim que sentir o aroma delicioso de banana assada, veja se já corou. Então desligue, retire o bolo do forno imediatamente e cubra a assadeira com um pano. Só corte o bolo em quadros quando estiver quase frio, caso contrário, pode quebrar-se.

 

* o melhor substituto da farinha de trigo para bolos é o mix de farinha da Aminna que leva farinha de arroz e féculas de milho e de mandioca.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimí-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s