Bolo Formigueiro

Standard

Iniciamos nossas receitas sem glúten e sem lactose com um bolo tradicional e muito apreciado, pois bolo é um produto difícil de se achar para comprar fofo, macio e saboroso. É uma delícia recém saído do forno e se conserva por até 10 dias se guardado na geladeira.

Bolo Formigueiro

Veja a listinha de ingredientes: 2 xícaras de chá de farinha sem glúten*, 1 ½ xícara de chá de açúcar cristal, ¾ de xícara de chá de óleo, 3 ovos, 2 maçãs, 1 xícara de café de chocolate granulado zero lactose, 1 xícara de café de iogurte ou leite zero lactose, 1 colher de sobremesa de fermento em pó, 1 colher de café de extrato de baunilha.Vai precisar de liquidificador, batedeira, espátula e forma de assar bolo. Pré aqueça o forno a 250 graus.

Comece separando as claras das gemas dos 3 ovos. Bata no liquidificador: gemas, óleo e 1 maçã descascada. Despeje este creme batido na vasilha própria da batedeira. Com ½ copo d’água limpe o resto do creme que ficou no fundo do liquidificador, junte e bata. Agora acrescente a este creme o açúcar e a farinha. Bata em maior velocidade para obter uma massa homogênea e depois bata mais um pouco em velocidade mais baixa para a massa ficar bem lisinha.

Fora da batedeira, junte à massa, misturando de leve com a espátula, o chocolate granulado e a outra maçã picada na hora.

Sem demora e com as pás da batedeira limpas, bata em separado as claras em neve. Junte as claras à massa e, por último, misture o fermento, de leve, até que se incorpore à toda a massa. Unte a assadeira escolhida com óleo e despeje a massa. Diminua a temperatura do forno para 200 graus e asse o bolo por 30 a 40 minutos. Quando exalar um aroma delicioso, verifique se o bolo está corado por cima. Então desligue, retire o bolo do forno imediatamente e cubra a assadeira com um pano até que esfrie. Só desenforme o bolo depois de quase frio.

Olhe como ficou fofo e macio:

DSCN0935

* o melhor substituto da farinha de trigo para bolos é o mix de farinha da Aminna que leva farinha de arroz e féculas de milho e de mandioca.

Se você não tem alergia nem intolerância à glúten e/ou lactose faça a receita com farinha de trigo, leite ou iogurte e chocolate granulado normais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s