A maneira de se fazer o chucrute aqui na Hungria é bem diferente da moda alemã. Parece ( ou será igual?) com o charuto da culinária árabe. Os húngaros são os únicos povos da Europa Central com etnia diferente da germânica e da eslava. São descendentes de povos nômades da Ásia, talvez venha daí parte de suas tradições culinárias. Minha nova amiga Timea, nascida e criada em Budapeste, foi quem me explicou como fazer o chucrute, que é, depois do goulash, uma das receitas mais populares e apreciadas por aqui. Vou passar para vocês a receita dela, porém vou fazer em casa logo que voltar. Se necessário for, retorno e dou mais uns toques.
Chucrute à moda húngara
A receita é feita com arroz, carne, repolho, sal, páprica e pimenta do reino. Calcule 2 a 3, digamos, trouxinhas, para cada pessoa e para cada uma considere 1 folha grande de repolho , uma colher de sobremesa de arroz cru e a mesma quantidade de carne moída, também crua. O arroz é misturado com a carne e temperado com uma pitadinha de sal, outra de páprica e outra de pimenta do reino preta. Amassando com as mãos, faça um bolinho com estes ingredientes e coloque-o no centro da folha de repolho, também crua. Enrole com firmeza e depois dobre as laterais para dentro, apertando e moldando a trouxinha. Agora corte o restante do repolho em tiras finas, como se corta couve. Corte também cebolas brancas em fatias, pique e reserve a cebolinha verde.
A maneira certa é colocar as trouxinhas, com o repolho e a cebola picados por cima, acrescentando um pouco de água, a conta de cobri-las, em uma panela grande, de preferência de barro, como é o tradicional na Hungria, e deixar que cozinhe por 2 horas, pingando água quente, sempre que necessário, até que as trouxinhas fiquem macias e cozidas. No final, salpique mais um pouco da cebola branca fatiada e, por último, a cebolinha verde. Por minha conta, se você não tiver paciência de ficar tomando conta de panela por 2 longas horas, experimente cozinhar no forno.
Como o recheio fica avermelhado, perguntei se a receita levava molho de tomate. Originalmente não leva, a cor ferrugem é devido à páprica.
A minha bisavó húngara fazia uma receita muito parecida com esta aqui publicada. A minha avó e tia fizeram algumas adaptações, como a inclusão do molho de tomate… Vou experimentar a receita original…
Minha avó fazia com metade da carne de boi e metade de vaca e usava o repolho cortado curtido. A Hungria é grande e tem muitas receitas que são regionalizadas. Muito bom!
desculpe, escrevi o comentário errado: é metade carne de boi e metade de porco.
Vou fazer ! Minha vó era de Budapeste , mas um país com tantas guerras e divisões difícil saber , tanto que seu passaporte está diferente kk! Ela fazia dessa forma e colocava paprika , no caldo colocava duas colheres de molho de tomate, derretia manteiga com farinha de trigo e colocava um pouco de água para diluir melhor e isso engrossava o caldo e o segredo dela era acrescentar uma colher de vinagre , nossa fica um sabor maravilhoso !
Muito obrigada pela contribuição! Da próxima vez vou seguir suas dicas!