Muffins de Banana com Chocolate

Standard

Em intercâmbio na Nova Zelândia, todos os dias um cheiro delicioso percorria os corredores da casa, me acordando todas as manhãs. Era a ‘host mother’ que assava maravilhosos muffins todas as manhãs. Acordava já sonhando. Comia logo um no café da manhã, levava outro para o almoço e voltando pra casa à tarde ainda devorava mais um. Os quilos a mais na volta para casa foram bem justificados. Pois esta lembrança nunca me saiu da memória. Fecho os olhos e ainda posso distinguir os sabores: limão, blueberries, chocolate e, o meu favorito, muffins de banana com chocolate.

Retornando ao Brasil, passei alguns anos tendo os maravilhosos muffins da Ruth somente como uma doce lembrança do passado, ligada à todas as boas memórias daquele lugar tão distante.

Em casa, com mãe e irmã cozinheiras, não sobrava espaço para mim na cozinha, só sabia fazer mexido e omelete. E foi quando me deu na telha de começar a fazer muffins (o ramo dos doces e bolos ainda era uma área a ser explorada nesta casa) . Àquela época, a ‘iguaria’ ainda não estava bem difundida no país e era praticamente impossível encontrar um muffin dando sopa por aí. E eu ainda sonhava com aquelas manhãs perfumadas na Nova Zelândia.

E foi então que pesquisei na internet por receitas em inglês até que achei uma para testar. Comprei a forma adequada, traduzi, adaptei os ingredientes e comecei a experimentar receitas. Esta é a minha preferida, o imbatível…

Muffins de Banana com Chocolate

Separe a forma de muffins, unte-a com um pouco de óleo ou disponha forminhas de silicone ou de papel, se tiver. Separe duas tigelas, uma grande e uma menor, um garfo, uma espátula de silicone, um batetor de ovo e uma colher de servir sorvete.

Você vai precisar de 3 bananas maduras, 2 xícaras bem cheias (250 gr) de farinha de trigo com fermento (se usar farinha de trigo normal, acrescente 1 colher de sopa de fermento em pó instantâneo), 3/4 de xícara de açúcar mascavo, 2 ovos, 3/4 de xícara de óleo vegetal (ou 125 ml), 1 colher de sopa de essência de baunilha, 150 gr de gotas de chocolate meio-amargo ou chocolate em barra cortado em cubos pequenos e o suco de uma laranja pequena coado.

Antes de tudo, pré-aqueça o forno a 180ºC. Amasse as 3 bananas com um garfo e reserve.

Na tigela menor, bata os ovos junto com o óleo e a essência de baunilha com a ajuda do batedor de ovo.

Na maior, misture a farinha, o açúcar (e o fermento, se for o caso). Em seguida, acrescente a mistura líquida e depois as bananas. Mexa bem até obter uma mistura homogênea.

Depois, acrescente o chocolate e mexa até estarem bem distribuídos e por último jogue o suco de laranja aos poucos, provando até chegar ao sabor desejado.

Distribua na forma com a ajuda da colher de servir sorvete. A medida normalmente é de 1 colher bem cheia, ou uma quantidade que não chegue até o topo da forminha.

Asse por 20 a 30 minutos ou até que estejam dourados por fora e assados por dentro. Para verificar, espete um palito de madeira e confira se sairá seco. Só tome cuidado para não espetar um chocolate, que deverá estar derretendo.

Ao retirar do forno, deixe esfriar sobre uma grelha ou descanso por cerca de 15 minutos.

Sugiro levar para um lanche ou piquenique com os amigos. Garanto que irá causar grande efeito e agradar à todos!

Sal com AlhoQuer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimí-lo.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s