Seu feijão no ponto certo

Standard

Esta do Chico Buarque de “e vamos botar água no feijão” é só frase de efeito.

Tudo em culinária tem seu ponto certo. Feijão aguado e esbranquiçado ninguém quer. Tem muita gente que não acerta no feijão, mas este problema vai acabar!

Vamos considerar aqui o preparo do feijão comum: carioca, jalo, preto, roxinho.

Coloque meio quilo de feijão na panela de pressão e despeje água até uns três dedos acima do nível dos bagos. O tempo normal de cozimento é tipo vinte minutos. Para economizar gás de cozinha e reduzir o tempo de cozimento, coloque o feijão de molho na água de véspera e cozinhe-o aproveitando esta água. Atenção: só destampe a panela depois que perder toda a pressão; se estiver com pressa coloque-a debaixo da torneira aberta. Confira se os bagos estão macios porém firmes. Se ainda estiverem duros, volte com a panela para o fogo sem a pressão. Se o feijão estiver cozido demais, não desanime dará um ótimo caldo de feijão.

Guarde o feijão cozido sempre com a água do cozimento. No congelador, pode ser por um bom tempo, mas na geladeira, no máximo por dois dias. Sempre descongele completamente antes de levar à panela.

Agora vamos à receita de feijão para duas pessoas:

À vista: panelinha, escumadeira, concha e colheres grande, de sopa e de café.

Óleo, sal com alho.

Aqueça a panela, despeje uma colher de sopa de óleo e frite bem uma colherinha de café mal cheia de sal com alho. Escorra quatro escumadeiras cheias de bagos de feijão e misture na panela. Com a colher grande, mexa o feijão para não agarrar no fundo e depois dê uma amassadinha ligeira em alguns bagos.

Remexa até que crie uma crosta fina no fundo e nas laterais da panela. Despeje duas conchas grandes cheias do caldo do cozimento e misture. Vai formar uma espuma branca, que irá reduzindo até sumir. Continue mexendo, o suficiente para não agarrar. Prove o sal. Quando o caldo começar a estourar umas bolhas grandes já deve ter engrossado o suficiente. Seu feijão está pronto!

Quer esta receita impressa? Clique aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s