Jantar tailandês

Standard

Com este menu tailandês iniciamos uma série de sugestões de cardápios completos para você convidar seus amigos para um jantar (ou almoço) bem original. Todos os cardápios foram elaborados a partir de pratos que degustei em seus países de origem e depois reproduzi em casa, adaptando-os para o nosso paladar e usando ingredientes que podem ser encontrados no Brasil.

Obs.: Todas as receitas desta série já foram publicadas em minha página de Culinária no Jornal Primeira Linha, de Belo Horizonte.

Culinária tailandesa

Entre os bons prazeres da vida está o de reunir família e amigos em volta de uma mesa. E se for em nossa casa, com o carinho de um almoço ou jantar feito por nós, pode ter certeza que terá momentos inesquecíveis. Mas a variedade de receitas oferecidas nos livros ou nas mídias é imensa, o que torna difícil a escolha de um cardápio onde os pratos combinem entre si. Uma ótima ideia é apelar para um menu temático, por exemplo, inovar com um cardápio de culinária internacional e escolher um país ou região como tema. E se ainda decorar a mesa com um toque do lugar escolhido, o sucesso estará garantido!

Desde muitos anos tenho viajado pelo mundo provando um pouco de tudo e trazendo receitas para refazer em casa, adaptando-as ao nosso paladar e aos ingredientes possíveis de se conseguir por aqui. Na minha casa fazem muito sucesso! Agora é a sua vez de experimentá-las!

 

PRATO PRINCIPAL

Pad Thai

 É o prato mais tradicional da Tailândia – é como se fosse o risotto para os italianos ou o mexido para os mineiros. Em comum, todos têm o arroz como base misturado aos ingredientes à disposição. Tanto em Bangkok como nas praias é bastante popular, oferecido aos turistas em barraquinhas de feiras.

Para que a receita seja feita corretamente, é importante comprar dois produtos importados: a pasta de arroz (tipo talharim branco) e o tempero para pad thai à base de tamarindo. Os demais ingredientes são fáceis de achar. É aconselhável usar uma panela wok para fazer a receita.

Para 4 pessoas: 1 pacote de 200 gr. de pasta de arroz. 1 peito de frango pequeno, 150 gr. de lombo, 200 gr. de camarãozinho rosa. 3 ovos, 1 xícara de chá de broto de feijão, ½ cebola, 1 dente de alho grande, 40 gr. de amendoim torrado e moído. Molho para pad thai, coentro em pó, pimenta do reino, sal, salsinha e cebolinha.

Corte o lombo e o peito de frango em cubinhos de 2×2 cm. e tempere-os com sal e alho. Limpe e tempere o camarão com sal. Triture o dente de alho e fatie a cebola bem fininha. Lave e escorra bem os brotos de feijão, pique a salsinha e a cebolinha. Esquente água em um caneco à parte. Em uma panela wok, salteie o alho triturado com a cebola e o camarão. Reserve. Em outra panela, frite em pouco óleo, até corar, primeiro o lombo e depois o frango. Vá pingando água quente até que fiquem macios, deixando um pouco do caldo no fundo da panela. Reserve. Veja as instruções de cozimento da pasta de arroz no pacote e siga-as para cozinha-la. Reserve. Volte para a wok, empurre o camarão para as laterais e despeje os 3 ovos. Assim que o ovo ficar branco e amarelo mexa e misture o camarão, o frango e o lombo (com o caldo, grosso). Acrescente o broto de feijão, a salsinha e a cebolinha, mexendo sempre. Junte o tempero de pad thai aos poucos e prove, depois complete o típico sabor tailandês com o coentro e a pimenta do reino. Prove. A esta altura a pasta de arroz já deve estar cozida (atenção: ao dente) e recém escorrida. Na wok, acrescente a pasta à mistura e mexa com um garfão, tomando cuidado para não partir os fios da pasta. Finalize distribuindo o amendoim  igualmente sobre o prato. Sirva, de preferência, em uma gamela de madeira.

Obs: se não achar para comprar o molho para pad thai, misture: 1 colher de sopa de molho de tamarindo, a mesma quantidade de molho de peixe e 1 colher de açúcar.

 

ENTRADA FRIA

Salada de frutos de mar e terra

Para 4 pessoas: 8 a 12 camarões, 2 lulas fatiadas, 4 tronquinhos de kani picados em 4 partes. Folhas (alface americana e rúcula), pimentão vermelho em fatias finas, manga e coco em lascas. Molho: 100 gr. de iogurte natural consistente, 2 colh. sopa de suco de manga, 1 colh. chá de vinagre branco, 1 colh. chá de azeite, casca de limão ralada, coentro e pimenta in natura picadinhos. Sal e açúcar.

Limpe e tempere os camarões e as fatias de lula com sal e limão. Prepare o molho e deixe-o na geladeira. Entremeie as folhas com os frutos do mar, fatias de pimentão, manga e coco. O molho é servido à parte.

 

PRIMEIRO PRATO

Kaeng Kai ( Caril de frango)

Para 4 pessoas: 1 peito de frango cortado em cubos, 1 batata em cubinhos, ¼ de pimentão vermelho e ¼ de pimentão amarelo picadinhos, ½ alho poró fatiado, 5 cogumelos-de-paris frescos grandes em fatias, 1 xic. de chá de brotos de feijão, óleo de coco, sal com alho.

Tempere o frango com 1 colh. chá de green curry cooking sauce (ou uma mistura de gengibre, curry e lemongrass em pó com leite de coco, ervas frescas picadinhas, suco de limão e sal). Doure o frango no óleo de coco, acrescente a batata, os pimentões e o alho poró. Pingue água fervente até o frango ficar macio. Deixe caldo como para uma sopa, prove o tempero. Junte o broto de feijão e os cogumelos, mexa e desligue o fogo.

 

SOBREMESA

Sangkhyaa Fak Thong (Doce de coco na abóbora)

Ingredientes: 1 abóbora japonesa pequena, 6 ovos caipiras, 1 ½ xic. de açúcar refinado, 200 ml. de leite de coco, 1 xic. chá de coco ralado.

Ligue o forno a 250O. Esquente 1 lt. de água. Na batedeira em velocidade alta, bata bem os ovos até clarearem, vá acrescentando o açúcar aos poucos até formar um creme consistente. Desligue, misture o leite de coco e o coco ralado. Bata de novo, em baixa velocidade, só para misturar. Leve o doce para assar em uma travessa refratária, em banho-maria. Ao mesmo tempo, asse a abóbora. Deve demorar uma hora. Deixe esfriar. Corte uma tampa na abóbora e retire o miolo. Preencha-a com o doce e leve à geladeira por 12 horas. Sirva as fatias.

One thought on “Jantar tailandês

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s