Gnocchi ou Nhoque?

Standard

O brasileiro já se apropriou do Gnocchi italiano e até mudou a grafia, adaptando-a à nossa pronúncia: nhoque. O nome gnocchi é na verdade plural de gnoccho, que significa algo como um pedaço de massa sem forma ou caráter específico. Por exemplo, dizer que uma pessoa é um gnoccho , não é nenhum elogio. Assim como outros grandes clássicos da cozinha italiana, o gnocchi era comida de campesinos, gente simples. E leva ingredientes também simples: batata, farinha e ovo. É típico do Norte da Itália, região fria e longe do mar, onde os produtos da terra são mais comuns. A receita de hoje é básica, o que varia é o molho. Usualmente, na Bologna comem o Gnocchi com ragu e em Gênova, com pesto.

Por aqui já temos versões de abóbora, mandioquinha, banana… Mas antes de inventar moda vamos ao básico:

Gnocchi básico

Limpe bem uma bancada lisa e separe uma panela grande e uma escumadeira e, se tiver, um amassador de batatas.

Ingredientes para 2 pessoas: 3 batatas, 1 xícara de chá de farinha de trigo, 1 ovo, 1 colher de café de sal.

Cozinhe as batatas com o mínimo de água possível, despele-as e amasse-as ainda mornas. Misture com o ovo e o sal. Amasse bem e vá acrescentando a farinha aos poucos, até formar uma massa uniforme com consistência suficiente para enrolar.*

Coloque a panela com bastante água para esquentar.

Polvilhe a bancada com um pouco de farinha e divida a massa em duas ou três bolotas com 4 dedos de largura. Tome cada uma delas e enrole até formar um rolo (ou mais de um) com aproximadamente 2,5 cm de diâmetro. Corte-o em pedacinhos também de 2,5 cm. Faça as ranhuras características com ajuda de um garfo – veja fotos.  Quando estiverem todos prontos, vá colocando-os, aos poucos, na água quente para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire-os com uma escumadeira e reserve-os em uma vasilha untada com azeite, para não grudarem.

Coloque os nhoques em uma forma refratária, envolva-os com o molho de sua preferência e sirva-os bem quentes.

*o ponto da massa vai depender do tipo de batata e de quanta água ela absorverá. Se necessário, coloque mais um pouco de farinha (cuidado, não muito) ou molhe mais um pouco. Deve ficar molinha, porém consistente, sem grudar nas mãos.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s