Torta de mousse de chocolate

Standard

Quer uma torta deliciosa e diferente? Prepare esta sobremesa para o seu próximo almoço de família ou jantar com os amigos. Parece complicada mas é simples e fácil de se fazer. Anime e terá uma recompensa sensacional! Tem mais: pode ser feita para alérgicos e intolerantes a glúten e leite de vaca!

Torta de mousse de chocolate  

Ingredientes para 6 pessoas: 160 gr de chocolate 70% cacau (ou sem leite), 100g de manteiga ou ghee, 4 ovos, 100 gr de açúcar refinado, 4 folhas de gelatina, 1/2 xícara de chá de leite (usamos leite de amêndoas), amêndoa em lascas e cerejas para decorar.

Derreta a manteiga (ou ghee) e o chocolate partido em pedacinhos em banho-maria, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo quando estiver derretido e misture para que fique uniforme.

Coloque as folhas de gelatina em água fria durante 3 minutos (não mais, senão derrete!)

Despeje o leite numa panelinha para aquecer. Esprema as folhas de gelatina e junte-as ao leite. Mexa bem para que dissolva e desligue o fogo.

Ponha o açúcar numa tigela grande que possa ser acoplada na batedeira (se sua batedeira for portátil, escolha uma bem funda). Separe outra tigela para colocar as claras.

Quebre os ovos e separe as gemas das claras. As gemas vão ser misturadas ao açúcar e as claras na outra tigela à parte.

Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte o chocolate aos poucos, mexendo bem até verificar que a mistura começou a descolar da tigela. Acrescente o leite (com a gelatina) e bata mais um pouco.

Bata as claras separadamente até o ponto de neve e junte-as ao chocolate aos poucos, mexendo devagar e com cuidado com uma espátula de silicone.

Antes de despejar a massa na forma, molhe seu interior com água fria. Isso vai ajudar a desenformar depois. Leve à geladeira por, no mínimo, 6 horas.

Para desenformar, passe uma faca molhada em volta da parte interna da forma e mergulhe-a em água quente por apenas 1 segundo.

Vire sobre o prato e decore com as lascas de amêndoas e cerejas.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s