Doce de abóbora com coco

Standard

Monte Verde é um encantador vilarejo turístico situado ao Sul de Minas, a hora e meia de distância da cidade de São Paulo, que conta com ótimo parque hoteleiro e bons restaurantes. A diversão é caminhar pela lojinhas de artesanato da rua principal e comprar artigos de inverno e produtos da região. Todas as vezes que lá vou, não resisto- volto carregada de doces, biscoitos, chocolates, queijos, frios, licores e ainda renovo o meu guarda-roupa. Da última vez, o que mais fez sucesso em casa foi o famoso doce de abóbora moranga com coco. Fiquei triste o dia que comi o último pedacinho e então resolvi faze-lo em casa. Ficou bom demais, como diz o mineiro.

Doce de abóbora moranga com coco

Escolha uma abóbora moranga daquelas que têm o interior de cor laranja bem forte. É preciso estar madura, para que esteja doce. Para 1/2 abóbora média, compre um coco maduro. Separe uma xícara de chá de açúcar cristal.

DICA: Para partir o coco, coloque-o diretamente sobre a chama do fogão até sapecar os pelinhos da casca de todos os lados.  Como parto o coco? Do mesmo modo que fazia quando criança – vou até o quintal e jogo-o com toda a força no chão de pedra! Retiro a noz da casca dura e pico o coco em pedaços pequenos (não retiro a pele marrom). Se for fazer alguma sobremesa cremosa descasque a pele marrom com uma faquinha.

Descasque a moranga e pique-a em cubos. Tome uma panela funda e coloque o açúcar. Espere que derreta e junte a moranga. Deixe no fogo fraco, mexendo de vez em quando até formar uma pasta homogênea. Mexa com uma colher de pau até começar a desgrudar da panela. Acrescente o coco e misture. Deixe esfriar.

Dica: se quiser o doce no ponto de comer de colher, o ponto na panela é o de geleia. Se quiser o ponto de partir com faca, deixe mais tempo, até ficar escuro e difícil de não grudar no fundo da panela.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s