Esta é uma sobremesa tão fácil de fazer que se tiver criança na sua casa deixe por conta dela (dependendo da idade, colabore cortando as maçãs e ficando por conta do forno). Este pavê é feito com maçãs mas estas podem ser substituidas por outros ingredientes – como por um creme feito com chocolate derretido (ou nutella) e creme de leite, ou um creme de ameixas, ou pêssegos em calda escorridos, ou côco ralado, ou geleia de morangos. Prefiro com maçãs ou com bananas cortadas em fatias finas pois com estes outros ingredientes fica muito doce.
Pavê de maçãs
Compre 1 pacote de biscoito champagne ou tipo inglês, 1 lata de doce de leite e de 3 a 4 maçãs. Se o doce de leite for muito pastoso ou muito doce, pode misturá-lo com leite e um pouquinho de maisena e levar ao fogo até começar a soltar da panela. O importante é que fique saboroso e com a consistência firme.
Coloque leite em um prato fundo e molhe os biscoitos lentamente de um lado e de outro ( não mais que 1 minuto). Forre o fundo de uma travessa refratária com os biscoitos amolecidos. Espalhe por cima metade do doce de leite. Agora descasque as maçãs. Vá cortando as fatias e espalhando-as por cima do doce. Coloque outra camada de biscoitos, outra de doce de leite e finalize com a camada de maçãs. Polvilhe açúcar e canela.
Ligue o forno a 180 graus e assim que estiver aquecido coloque a travessa na prateleira de cima ( se tiver grill, melhor ainda) a fim de corar as maçãs.
Depois que esfriar, coloque o pavê na geladeira até a hora de servir.
No inverno, é muito gostoso servi-lo ainda quente com sorvete de creme.
Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.
excelente blog, sempre estou por aqui fazendo uma visita,
aqui sempre encontro ideias muito boa.