Bonita, gostosa e fácil. Não seja maldoso! Aqui neste blog tratamos apenas de culinária e esta é uma receitinha super prática. O nome chique é chutney de cebola roxa mas é apenas um mistura de cebola roxa com temperos que vai muito bem como aperitivo, passada sobre torradas ou batatinhas assadas, e também para dar um toque final sofisticado em alguns pratos. Pode ser feita e guardada como conserva na geladeira. Fica uma delícia para dar gosto e cor a um creme de batata doce e também como molho sobre carnes assadas de boi ou cordeiro.
Chutney de cebola roxa
Vai precisar de: 1 cebola roxa, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto ou de vinho tinto, 2 colheres de sopa de açúcar cristal, 1 colher de chá de aceto balsâmico, a mesma quantidade de molho de soja ( shoyo) e outra colher de chá de mel. Se quiser mais picante, acrescente raspinhas de gengibre (1 colher de café).
Corte a cebola em fatias regulares bem finas. coloque-as em uma frigideira antiaderente e deixe que sequem, mexendo todo o tempo com uma colher de pau, até ficarem escuras. Junte o vinho tinto ou o vinagre de vinho tinto – a conta de humedecer. Deixe evaporar e perder o aroma.
Afaste a cebola para as beiradas da frigideira e coloque o açúcar cristal. Deixe corar e então misture tudo.
Tempere com o aceto balsâmico, o molho shoyo e o mel. Se quiser, acrescente gengibre a gosto (pouquinho).
Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.