Chutney de manga

Standard

Depois que fizemos e servimos um delicioso chutney de manga para convidados em casa, minhas amigas me pediram para colocar a receita aqui no blog, mesmo eu dizendo que já havia postado a do chutney de beterraba, que é quase igual. Clique e saiba o que é um chutney e sua procedência. Vamos lá:

Chutney de manga

Todo chutney começa a partir da calda de açúcar queimado, só que para o de manga eu preferi usar o açúcar mascavo. Usei 2 mangas palmer bem maduras. Para conseguir cortar os cubinhos regulares, deixe-a na geladeira antes de descascar e cortar. Separe estes temperos e coloque-os em uma xícara: 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco ou de maçã, 1 colher de sopa de aceto balsâmico, 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sobremesa de mostarda de Dijon em grão, 3 pimentas malaguetas amassadas ou 1 colher de café de molho de pimenta, 1 colher de sopa de gengibre ralado, 1/2 colher de café de canela em pó e a mesma quantidade de cravo em pó, 1 colher de café de sal. Misture tudo e reserve. Separe 1/2 xícara de café de passas e junte vinho rosé ou tinto até encobri-las. Reserve.

Ponha 1 litro de água para ferver. Faça a calda colocando 3/4 de xícara de chá de açúcar mascavo em uma panela e misturando com a colher de pau até ficar da cor de mel. Despeje metade da água fervendo e continue misturando até formar uma calda rala. Coloque todos os temperos e misture.

Acrescente a manga cortada em cubinhos à calda e deixe cozinhar em fogo baixo até que a manga amoleça. Vá pingando água quente à medida do necessário. Mexa de vez em quando para o chutney não agarrar no fundo da panela. No final, junte as passas maceradas no vinho e misture. Assim que o vinho evaporar, está pronto!

Sirva com pão, de preferência o  pão árabe caseiro.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s