Por causa de Nefertiti fui conhecer Tutankhamon. Lembram quando estive em Berlim em abril de 2014? Fui ao Neues Museum e desde que vi o busto da rainha Nefertiti apaixonei-me pela história do Egito Antigo. Aí veio a pergunta fundamental: ela seria a mãe do faraó menino? Depois de revirar livros e internet resolvi eu mesma ir lá conferir. Fui ao Museu do Cairo e conheci a jóia mais preciosa que o ser humano já produziu. E olha que arte é um assunto que curto e rodo mundo para ver. A máscara de Tutankhamon é lindíssima. Fiquei deslumbrada, apaixonada! Valeria a viagem, porém, mais curiosa ainda, tomei um barco e desci o Rio Nilo para percorrer todos os passos da história, visitando o Vale dos Reis, Karnak e Luxor. De Amarna, infelizmente, não sobrou nada. Interessados na história? Aguardem, escrevo um romance sobre o assunto.
Nos quatro dias que passei no barco, conversei com os guias e a tripulação para coletar dados e saber a opinião deles. Contei sobre o blog, achando que, mesmo se conseguissem acessa-lo, não entenderiam nada, pois só lêem árabe. Para minha surpresa, o pessoal da cozinha veio me pedir detalhes de alguns pratos. Espertos, pois pelas fotos descobriram como fazer! Ficamos amigos e então resolveram preparar, no último dia 10 de março, um jantar surpresa com comida típica egípcia em minha homenagem!
Hoje passo para vocês os pratos deste jantar. Algumas receitas já temos no blog e as outras irei fazendo aos poucos. Os ingredientes que usam são comuns na culinária brasileira, e, como tempero, usam sal, alho, ervas, cebola e pimentões, porém a comida não é tão temperada como o mexicana ou a oriental.
O barco
As entradas
Veja receitas no blog: homus (pasta de grão de bico), babaganush (pasta de beringela) e pão branco
Pães e mais entradas
Os pratos quentes
As sobremesas
Observe, na última foto, os simpáticos chefs!
Tudo delicioso! Deixo aqui o meu muito obrigada!!!!