Os deliciosos suflês de frutas

Standard

O primeiro suflê doce que inventamos foi o suflê de goiaba. Para nós, imbatível, é verdade, talvez porque mineiro é louco por goiabada. Depois experimentamos fazer a mesma receita variando, ao invés de calda de goiabada, com damasco seco, manga, pêssego em compota ou suco de maracujá.  Para os três primeiros, é necessário fazer uma geleia com os pedaços da fruta seca, fresca ou em compota, sem a calda. A geleia se faz simplesmente cozinhando a fruta com água até o ponto de calda grossa.  Adicione açúcar a gosto. Para o suflê de maracujá, faça-o com o caldo natural da fruta reduzido (com açúcar se quiser) ao ponto de calda grossa. Todos estes suflês são muito fáceis de fazer e deliciosos, servidos quentes com os sorvetes apropriados: creme, flocos ou chocolate. Vamos mostrar como fizemos o suflê com damasco.

Suflê de damasco com sorvete crocante

Preparo do sorvete

Compre um sorvete de creme ou de flocos, sendo 1 bola por pessoa.  Deixe que quase derreta. Enquanto isto, prepare o pralinê. Para cada pessoa, calcule uma colher rasa de acúcar cristal. Coloque água para ferver. Deite o açúcar em uma outra panela e mexa sem parar, com uma colher de pau, até que fique da cor de caramelo. Junte, com cuidado porque espirra, a água quente – aproximadamente 1 xícara de café para cada colher de açúcar. Continue mexendo até formar uma calda grossa da cor de chocolate. Unte a pedra da bancada com manteiga e despeje a calda. Espere esfriar e, com a ponta da faca, corte-a em pedacinhos. Coloque-os dentro de um pano de prato e quebre-os, com um batedor de bife, até que fiquem como grãos de areia. Junte ao sorvete quase derretido, misture bem e volta ao congelador para que endureça.

Preparo do suflê

Separe 6 a 8 damascos secos e 1 ovo grande para cada 2 pessoas. Pique os damascos e coloque-os para cozinhar em uma panela com água quente (ao nível de cobri-los, mais 2 dedos de água) até que fiquem bem macios. Prove, se achar sem graça, junte açúcar a gosto. Bata-os em um processador para que forme uma calda grossa, do exato ponto que, se você colocar em uma colher e virar, a calda vai cair formando um fio grosso e contínuo. Reserve.

Ligue o forno a 180 graus. Bata as claras em neve até que fiquem bem duras. Aos poucos, vá juntando a calda de damasco, com a batedeira em velocidade bem baixa, até misturar tudo. Distribua nas tigelinhas – pelo meio –  e leve para assar até que a pontinha de cima do suflê fique corada. Desligue e retire imediatamente.

Sirva o suflê acabado de sair do forno com o sorvete gelado.

Clique aqui Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

2 thoughts on “Os deliciosos suflês de frutas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s