Gramado – Natal de Luz!

Standard

Uma excelente opção de passeio em dezembro é ir a Gramado, pois neste mês a cidade se enfeita todinha para o Natal de Luz. Esta linda cidade da Serra Gaucha, colonizada por alemães e italianos, é como um pedacinho da Europa no Brasil. No entanto, tem diferenças, todas positivas: fala-se português; o clima é muito agradável e por isto a cidade das hortências permanece florida o ano inteiro; as ruas são mais limpas que as das cidades européias, as calçadas são bem cuidadas e ajardinadas; as pessoas são mais simpáticas e acolhedoras; os preços são acessíveis e se paga em real. Fiquei encantada!

 

Gramado e suas vizinhas, Canela e Nova Petrópolis, ficam pertinho de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul e no caminho para ir a Bento Gonçalves, a famosa terra do vinho. O passeio no trenzinho Maria Fumaça subindo a serra é muito divertido, pois há música, dança e degustação de vinhos. Tem muito lugar legal para se visitar, programas para todas as idades. Aproveite para tomar um delicioso chá de maçãs no Castelinho do Caracol. O passeio é também uma boa oportunidade para fazer compras nas vinícolas, nas fábricas de chocolate, nas malharias, nas fábricas de calçados e ainda na famosa Tramontina, onde se compra tudo para mesa e cozinha. Adivinha se eu adorei? Além de umas tantas panelas e apetrechos, comprei uma faca de chef e o robot gravou “Sal& Alho”.

 

Além das atrações habituais de Gramado e da região – como a excelente rede hoteleira, os restaurantes e ótimo comércio – a partir da segunda quinzena de novembro há grandes espetáculos e atrações imperdíveis. A cidade é toda decorada com motivos natalinos e à noite as luzes são acesas, proporcionando-nos momentos emocionantes.

 

Entre as inúmeras chocolaterias, encantei-me com a Lugano, não só pela qualidade do chocolate como pelo bom gosto das embalagens. Não resisti, voltei com uma caixa lotada de chocolate!

 

Entre tantos bons restaurantes escolhi para mostrar a vocês uma típica cantina italiana – a Il Piacere – por ser uma das mais tradicionais e acolhedoras. Há também muitas churrascarias, pizzarias e casas de fondue. Um conselho: aproveite para comer bem mas, para compensar, ande a pé o tempo todo. Tudo é perto e a cidade é quase toda plana.

Em breve passarei para vocês uma receita bem diferente que aprendi a fazer em Gramado. É um segredo passado de geração em geração que consegui descobrir! Aguardem!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s