Bolo de carne

Standard

Engraçado que bolo de carne não tem meio termo – ou se ama ou se detesta. Pois depende é da receita e do capricho para se fazer. Conheço quem detestava e com esta receita passou a achar uma delícia e fazer sempre. Tem dicas, claro! E ai vai o jeitinho de fazer para quem quiser experimentar uma variação de receita com carne moída que serve para lanches e refeições.

Bolo de carne moída

Primeira dica: compre um pedaço de carne ao invés de carne já moída, pois no açougue juntam o resto ruim de tudo quanto é tipo de carne e moem para vender. Se tiver cheia de nervo, não aceite. Peça para tirar os nervos e aquelas partes brancas duras. Importante: moer duas vezes! Tipo de carne? Prefiro, nesta ordem: alcatra, chã ou patinho. Também fica ótimo com carne de porco (combina mais com a 3a. opção de recheio) ou com uma mistura , em partes iguais, dos dois tipos de carne. Pode comprar 1 quilo ou mais, chegando em casa, divida e congele.

Segunda dica: usar farinha de rosca ao invés de farinha de trigo. A melhor é de baguete francesa já dura; é só ralar no ralo fino. Pode guardar em uma lata ou pote hermético. Se for usar a farinha guardada e tiver amolecido, é só dar uma torradinha na frigideira, pois para esta receita precisa estar bem crocante.

Terceira dica: usar molho de tomate caseiro. Envolver o bolo com molho depois de pronto é fundamental; neste molho, experimente misturar manjericão fresco picadinho.

Quarta dica: recheado fica muito mais gostoso. Experimente rechear com muçarela ou requeijão de copo e presunto fatiado (o da foto só tem queijo minas padrão sem lactose) 2a. opção: cenoura e bacon em tiras; 3a. opção: ovos cozidos e ameixas pretas. Use sua imaginação! Por exemplo, no bolo da foto coloquei molho bolognesa ao invés de um simples molho de tomate.

Bolo para 2 a 4 pessoas ( depende se for prato principal ou só um dos itens do lanche): 2 xícaras de chá cheias de carne moída (400 gr.), ½ xícara de farinha de rosca, 1 xícara de cebola bem batidinha, ¾ de xícara de salsinha e cebolinha picadas bem miudinho e 1 ovo inteiro. Para temperar: 1 colher de sobremesa de sal com alho e outra de molho inglês. Pode acrescentar um pouquinho de vinho, se quiser dar um gostinho especial.

Amasse, em uma bacia, todos os ingredientes juntos, misturando o ovo já misturado por último para dar liga. Abra como se fosse uma massa de pão sobre a bancada, com 1,5 cm de espessura. Coloque o recheio, faltando 2 dedos para as beiradas e feche. Amasse o rolo com as mãos de modo a ficar com a forma de um pão francês. Unte uma forma refratária com um fio de óleo, coloque o bolo no centro e leve para assar a 200 graus. Quando estiver corado, espete o palito. Se sair limpo é porque a carne já está cozida. Prepare o molho de tomates. Regue o bolo e volte para o forno, a conta de esquentar. Sirva acompanhado de pão ou batatas douradas.

DSCN1150Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimí-lo.

 

One thought on “Bolo de carne

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s