Torta Pasqualina

Standard

Quem já foi à Italia ou mesmo à restaurantes italianos já percebeu que eles gostam de comer em várias etapas. Cada coisa tem a sua hora de vir. Nós brasileiros que gostamos de comer tudo ao mesmo tempo ficamos loucos ao ver esses cardápios com tudo muito bem dividido: Antipasti, Primo Piatto, Secondo Piatto, Contorni….. e por aí vai (em português Antepasto, Primeiro Prato, Segundo Prato, Acompanhamentos). Nessa, passam horas e horas na mesa sem a menor culpa ou pressa. As refeições são mais extensas e completas nos finais de semana ou quando se vai à um restaurante chique em ocasiões especiais. Mas no dia-a-dia em família não deixam de ter pelo menos duas etapas, nem que a primeira seja risotto e a segunda seja apenas presunto! Normalmente é assim: os antepastos variam conforme a estação sendo alguns clássicos o salame, o presunto e os legumes bem preparados. De primeiro prato temos sempre arroz (os risottos), gnocchi, pastas. Na segunda etapa vem as carnes acompanhadas de legumes e salada. O pão acompanha desde o antepasto, com uma pausa para as massas, ficando ali em cima da toalha de mesa, compartilhado por todos, sem prato, esfarelando tudo. Já se imaginou com 10 kg a mais nessa rotina? Pois os italianos cuidam de balancear tudo muito bem. O segredo é não exagerar nas quantidades, comendo um pouquinho de cada. Ah, e não vamos esquecer que depois de tudo isso ainda tem o doce e o café, que é bem curto e bem forte, pra arrematar de jeito. Outra mania interessante dos italianos, que não os deixam engordar é o tal do “due passi”. A expressão, que significa “dois passos”, quer dizer, literalmente, ir dar um passeio, dois passinhos só pra ajudar na digestão.

Pois vamos à receita de hoje que roubei de uma mamma bem tradicional. É uma torta de legumes, servida como Antepasto e normalmente preparada na Páscoa. Bem colorida, ela celebra a chegada da primavera no hemisfério norte e é tradicionalmente feita para levar ao Picnic, podendo ser comida fria.

Torta Pasqualina da Mamma

Esta versão foi ligeiramente alterada por mim, você também pode usar os legumes que quiser. Vai precisar de: um rolo de massa folhada (não vamos usá-lo inteiro), 250gr de queijo ricota, 2 ovos. Os legumes que usei foram: espinafre, brócolis, abobrinha, berinjela, pimentões vermelho e amarelo e tomatinhos cereja.

 

 

Antes de tudo você vai precisar de pré-preparar alguns legumes. Corte os pimentões pela metade, retire as sementes e coloque em uma travessa untada com azeite. Joque mais um pouco por cima e leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que a pele comece a enrugar. Retire do forno e, depois de frios, retire a pele com os dedos delicadamente. Sem a pele, os pimentões ficam mais doces e macios. Cozinhe os brócolis em água quente com sal até ficarem macios. Refogue o espinafre com um fio de azeite até que amoleçam. Quanto à abobrinha e à berinjela, tempere com sal e grelhe, regando um pouco de azeite ao terminar.

Agora vamos à montagem. Coloque a massa folhada sobre a forma untada, ajeitando no fundo e nas bordas e corte o excesso nas bordas. Atenção, deixe um pouco de folga pois ela irá diminuir no forno. A dica da Mamma é: para que a massa não estufe no forno, com a subida do ar quente, faça furinhos com garfos e espalhe bagos de feijão, para fazer peso. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 5 minutos apenas. Enquanto isso, bata a ricota com os ovos, fazendo um creme.

 

Retire os bagos de feijão e guarde para as próximas tortas. Coloque primeiro o espinafre, depois o brócolis. Despeje o creme de ricota e, por cima, enfeite com os outros legumes. Corte os tomatinhos ao meio e distribua-os com os demais legumes. Faça um desenho bem bonito e leve ao forno por cerca de 20 minutos a 180 graus. Sirva quente ou fria que também é uma delícia!

Essa foi a versão da Mamma:

IMG_20130727_200817.194Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimí-lo.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s