Pão chato indiano

Standard

Um paratha é um pão chato que se originou na India. É a junção das palavras ‘parat’ e ‘atta’ que literalmente significa camadas de massa cozida.

Pão Paratha

Ingredientes para cerca de 10 pães: 500 gr. de farinha de trigo, 10 gr. da sal, 280 ml. de água morna, 20 ml. de azeite para a massa + 50 ml. de azeite para cozinhar.

Coloque a farinha em uma tigela funda e abra um buraco. Misture o sal na água morna e despeje no buraco no centro da farinha, de uma vez só (foto 1). Misture com as mãos até formar uma massa. Acrescente o azeite e misture novamente. Forme uma bola e deixe descansar coberto com um pano limpo e levemente umedecido por 20 minutos.

Retire pedaços da massa com as mãos, formando bolinhas menores de aproximadamente 50gr. cada. Reserve as bolinhas. Polvilhe a área de trabalho com farinha e, com um rolo de massa, abra cada uma das bolinhas em discos até a massa ficar retangular e levemente fina (3 mm). Pincele toda a superfície com azeite (pode acrescentar manteiga ou ghee) (foto 2).

Agora terá duas opções de técnica. Use a primeira técnica (mais fácil) pincelando os discos acabados de abrir apenas com azeite e manteiga e a segunda quando quiser acrescentar-lhes algum recheio (alho em conserva picadinho ou queijo).

Utilize um cortador de pizza para cortar vários filetes nos discos que abriu ( foto 3). Na primeira técnica, junte-os aos poucos até formarem uma espécie de rabo de cavalo e puxe as pontas para alongá-los, com cuidado (foto 4). Enrole-os como um ninho fazendo uma bolinha e deixe descansar novamente por mais 20 minutos ( fotos 4 e 5).

Na segunda técnica, junte as tiras cortadas como se quisesse montar um leque. Puxe as pontas para alongar os fios, com cuidado ( foto 6). Enrole em ninhos formando bolinhas. Deixe descansar novamente por mais 20 minutos.

Para ambas as técnicas, após esse tempo, com a ajuda do rolo de massa, forme discos com cada uma das bolinhas até obter uma espessura de cerca de 2 mm.

 

Esquente uma frigideira em fogo baixo e deite um pouco de azeite. Doure cada um dos discos, sempre acrescentando azeite do lado que ficar virado para o calor. Isto permitirá que a massa inche e forme camadas. Está pronto!

Coma de preferência com as mãos. Sirva com molhos e pastas variadas.

 

*Entenda as diferenças entre os pães indianos mais famosos:

chapati ou roti é o pão feito de farinha de trigo integral, sem fermentação e cozido no forno ou feito na frigideira. Enquanto o roti é feito com farinha integral e não costuma levar gordura, o chapati é normalmente feito com manteiga ghee.

paratha é semelhante ao chapati, mas preparado com um pouco de manteiga ou óleo. Pode ser recheado ou sem recheio, podendo ser servido também com alho e manteiga ou outros temperos por cima do pão. O paratha tem uma textura mais “macia” que o roti ou chapati, que costumam ser mais crocantes.
naan é um pão feito com farinha de trigo branca e fermento e é cozido no tandoor, típico forno de argila indiano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s