Ovos de Páscoa

Standard

Hoje passamos para vocês duas receitas deliciosas de ovos de Páscoa- daqueles de comer o recheio com colher. Corra pra comprar os ingredientes e surpreender a família no próximo domingo! As receitas são criação de minha filha mais velha.

Aliás, minhas dedicadas filhas a cada dia superam todas as minhas expectativas no preparo de receitas novas e deliciosas. Uma, a mais velha, está se tornando uma expert em preparos sofisticados de carnes e de massas, e a outra, a caçula, insuperável nos pães artesanais ( a diferença de idade entre elas é de apenas dois anos). Durante a semana trocamos ideias para os pratos de domingo e, nesse dia, juntamos as três na cozinha para resgatar antigas receitas ou inventar novas para o almoço em família. E depois passamos tudo para vocês!

Segue a receita da filha também doceira de mão-cheia:

Continuando com o costume de passar o ano imaginando os recheios dos próximos ovos de Páscoa de comer de colher, pensei em duas preparações deliciosas para este ano:

Ovos de Páscoa com recheios de palha italiana e de mousse de chocolate com caramelo com flor de sal*

Ingredientes (para 2 ovos de 250gr cada):

Para as cascas:

2 barras de chocolate 70%

Para a palha italiana: 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de 200 ml. de creme de leite, 2 colheres de sopa de chocolate em pó (do fradinho), 1/3 do pacote de biscoito Maizena, açúcar refinado para decorar.

Para a mousse com caramelo:

Mousse: 1 barra de chocolate 70%, 50 gr de manteiga, 50 gr de açúcar refinado, 2 ovos, 2 folhas de gelatina, 1/3 de xícara de chá de leite,

Caramelo: 1/2 xícara de chá de açúcar demerara, 30 ml de água, 35 ml de creme de leite, 1/2 colher de café de extrato de baunilha, flor de sal a gosto. Mais 2 chocolates Twix para decorar

Para começar, de véspera, derreta o chocolate em banho-maria e siga o passo-a-passo para o preparo das cascas dos ovos (clique aqui).

Dicas:

  1. Para fazer uma casca mais grossa, espere o chocolate endurecer e repita a operação.
  2. Para um chocolate mais brilhante, derreta-o em banho-maria.
  3. Para que não derreta após refrigerado, faça a técnica da temperagem: derreta 2/3 do chocolate a 45º. Após o derretimento, adicione o restante do chocolate sem derreter, mexendo sempre até o chocolate adicionado derreter por completo. Continue mexendo até que o chocolate atinja a temperatura de 29º a 30º C para o chocolate amargo, 28º a 29º C para chocolate ao leite e blend, e 27 a 28º C para o chocolate branco. Vale despejar o chocolate no mármore frio ou colocar a vasilha em cima de outra com água gelada para acelerar o choque térmico.

Preparo da palha italiana: quebre o biscoito Maizena em pedaços bem pequenos. Leve os demais ingredientes ao fogo baixo e só pare de mexer quando der o ponto de brigadeiro (veja a foto). Adicione o biscoito e mexa até incorporar. Espere esfriar para rechear duas metades das cascas de chocolate (não retire da forma). Se quiser decorar como na foto final, é só separar o suficiente para cortar em quadradinhos e envolver em açúcar refinado.

Preparo da mousse de chocolate com recheio de caramelo com flor de sal:

Derreta a manteiga e 80 gr do chocolate partido em pedacinhos em banho-maria, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo quando estiver derretido e misture para que fique uniforme.

Enquanto isso, coloque as folhas de gelatina em água fria durante 3 minutos (não mais, senão derrete!). Despeje o leite numa panelinha para aquecer. Esprema as folhas de gelatina e junte-as ao leite. Mexa bem para que dissolva e desligue o fogo.

Ponha o açúcar numa tigela grande que possa ser acoplada na batedeira (se sua batedeira for portátil, escolha uma bem funda). Separe outra tigela para colocar as claras.

Quebre os ovos e separe as gemas das claras. As gemas vão ser misturadas ao açúcar e as claras na outra tigela à parte.

Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte o chocolate aos poucos, mexendo bem até verificar que a mistura começou a descolar da tigela. Acrescente o leite (com a gelatina) e bata mais um pouco.

Bata as claras separadamente até o ponto de neve e junte-as ao chocolate aos poucos, mexendo devagar e com cuidado com uma espátula de silicone.

Recheie as outras cascas de ovo até a metade da forma – veja a foto acima (reserve o restante fora da geladeira).

Leve as cascas novamente à geladeira e espere firmar para acrescentar o caramelo.

Para o caramelo, misture levemente o açúcar, o extrato de baunilha e a água em fogo baixo até que fique na cor âmbar – veja as fotos abaixo (cuidado para não caramelizar). Desligue o fogo e adicione o creme de leite, misturando com um foeut. Acrescente a flor de sal aos poucos, provando para temperar a seu gosto. Espere esfriar.

 

Despeje o caramelo nas cascas de ovo semi cheias de mousse de chocolate ( veja a foto acima) e volte-os para a geladeira. Quando firmarem, cubra com o restante da mousse que sobrou e volte para a geladeira para endurecer.

Para retirar os ovos da forma, vire-a de cabeça para baixo e pressione levemente com a ponta dos dedos. Elas se soltarão facilmente. Depois, decore como nas fotos.

 

Observação: *Muito usado na finalização de sobremesas, a flor de sal não deixa o caramelo salgado, mas sim realça o doce. Cuidado na hora de comprar: flor de sal não é flor do sal! Verifique a procedência (a flor de sal é um aglomerado de cristais que se forma à superfície da água do mar e são recolhidos artesanalmente – não é o mesmo que sal grosso moído).

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

2 thoughts on “Ovos de Páscoa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s