Jiló caramelado

Standard

Outro dia comprei um quilo de jiló. Fiz uma receita de jiló recheado mas sobraram muitos jilós. Aí resolvi inventar algo diferente. No Sul do Brasil as churrascarias costumam servir frutas e legumes caramelados como acompanhamento de carnes. Em Gramado, eu comi laranja, abóbora e batata doce carameladas e achei ótimo. Então resolvi testar com jiló. E não é que ficou uma maravilha? Perfeito como guarnição de pernil ou joelho de porco! E também pode ser servido como sobremesa.

Jiló caramelado

Lave e enxugue os jilós. Corte-os em quatro no sentido do comprimento. Para cada 3 a 4 jilós vai precisar de 1/2 xícara de açúcar cristal e do suco de 1/2 limão pequeno para a calda.

Para preparar a calda: Coloque água para esquentar. Derreta o açúcar no fogo até ficar da cor de caramelo claro. Junte água fervente aos poucos e pelas beiradas até conseguir uma calda rala e homogênea. Misture o suco do limão.

Coloque os jilós cortados em quatro dentro da calda e deixe até que fiquem macios. Se a calda engrossar antes dos jilós ficarem no ponto, acrescente água quente aos pouquinhos. Só Isso! Fácil demais, não é?

Experimente fazer a mesma receita com laranja com casca cortada em quatro ou lascas de abóbora moranga sem o caroço. Dica: os pedaços devem ficar imersos na calda para o cozimento. Vá virando de pouco em pouco para cozinhar por igual.

Quer esta receita impressa? Clique aqui para baixar o PDF e imprimi-lo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s